Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Casa da Vila exibe filmes representativos do cinema negro neste domingo

24/02/23 às 19:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Vila Cultural Casa da Vila (Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil), promove neste domingo (26), às 18h, em parceria com o Coletivo Cinema Negro (Cocine), mais uma edição do Cineclube do Cocine. Durante o evento, serão exibidos os curtas-metragens “Jardim Beleléu” (2009) e “Martinho da Vila, Paris, 1977” (1977), ambos do cineasta, cineclubista e fotojornalista londrinense Ari Cândido Fernandes, cuja trajetória no cinema consiste em uma grande contribuição para o cinema negro brasileiro. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.


Conforme a produtora cultural da Casa da Vila, Fernanda Nasser Dornelles, as atividades do cineclube são vinculadas ao projeto “Oficina de Cinema Popular”, promovido pelo Cocine e patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Além disso, também fazem parte do Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura, por meio do edital de oficinas criativas. “Nós recebemos o cineclube e a oficina aqui na Casa da Vila desde o início do projeto, que começou em março do ano passado. Para nós, é uma grande felicidade poder ceder um espaço adequado para essa atividade que tem, como objetivo principal, debater, promover e desestigmatizar o negro na tela do cinema. Trazemos não apenas filmes que trabalhem a temática e a cultura negra, mas que principalmente coloquem o protagonismo em pessoas negras, com filmes dirigidos, produzidos e que tenham negros atuando em posições de destaque”, pontuou Dornelles.


O membro do Coletivo Cocine, Fagner Bruno de Souza, ressalta o caráter democratizante que foi crucial para a criação do projeto e do cineclube. “Desde o início, nossos integrantes se juntaram em torno da ideia de debater o cinema negro, principalmente no Brasil, quando o movimento ganhou força nos anos 70. Então, a proposta é exibir esses filmes e provocar um ponto de visto étnico-racial em quem estiver participando, buscando sempre priorizar filmes que tragam para o centro este debate de ideias das questões relacionadas ao movimento negro e à cultura negra. Nossa seleção é feita com base nesses quesitos e, sempre após as exibições, temos um momento de debate livre em que incentivamos o público presente a falar sobre as impressões, sensações e sentimentos gerados a partir dos filmes exibidos”, contou Souza. Além dele, o Coletivo Cocine é formado também por Nicolas de Oliveira Santos, Talyta Elen Ferreira Teodoro e Wellington Victor Pereira da Silva.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem


Segundo Souza, a expectativa do Cocine é reunir cada vez mais pessoas na Casa da Vila, aumentando o número de presentes a cada exibição mensal. “O Cineclube acontece todo último domingo do mês e, em média, temos atingido a metade da capacidade total do espaço que nos é cedido pela Casa. Então, convidamos a todos para vir prestigiar as nossas exibições do mês, pois o que mais queremos é divulgar e democratizar o acesso à cultura e ao cinema. Quem vier pode ter certeza de que irá assistir a um filme que não está nas salas de cinema, e que dificilmente estará nos catálogos das principais plataformas de streaming do país. Nossa ideia é divulgar essas obras audiovisuais e conseguir construir um público cada vez mais crítico e participativo”, finalizou o produtor.


Sinopses dos curtas exibidos


“Jardim Beleléu” (2009), Drama, 15 minutos 

Jardim Beleléu conta a história de Itamar, um operário da indústria metalúrgica que trabalha muito para sustentar sua família, no subúrbio de Cidade Tiradentes. Um dia, voltando de ônibus do trabalho após receber o salário, Itamar é assaltado e perde todo o seu dinheiro. Ele resolve vender um revólver que guardava para sua proteção, mas no caminho avista Corisco Sputnik, o assaltante que havia levado o seu salário. Enfurecido, Itamar resolve matar o assaltante, mas é surpreendido pelo que vê. Jardim Beleléu faz uma homenagem a Itamar Assumpção.


“Martinho da Vila, Paris, 1977” (1977), Documentário/Memória, 8 minutos 

O filme é um depoimento extrovertido do cantor Martinho da Vila. Mostra o artista com os amigos, pelos bairros e bares parisienses durante 1977, ano em que Martinho fez muito sucesso na capital francesa.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá