Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cine Teatro de Ibiporã recebe “Tom Brasil Canta à Moda Brasileira”

29/08/22 às 11:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Gosta de viola? Então, anote na agenda: quarta-feira (31), às 20 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã, acontecerá o show “Tom Brasil Canta à Moda Brasileira”, que há 20 anos coloca a viola caipira como instrumento e patrimônio histórico-cultural e um elemento identificador para a nação. Tamanha é a relevância do instrumento que há quem reconheça seu som ao ouvir o toque do primeiro acorde.


O evento, que integra o calendário dos 34 anos do Cine Teatro, celebrados no dia 13 de agosto, e dos 75 anos de Ibiporã, é uma promoção do Circuito Cultural Sesi 2022 em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o apoio cultural das indústrias Innovare Química, Furgão Ibiporã, Via Gráfit Jeans, Hayamax, Londres Color e Pratic Leve Alimentos,  todas sediadas em Ibiporã.


No show “Tom Brasil Canta à Moda Brasileira”, o público vai apreciar músicas que o rádio não toca mais, de tempos idos das emissoras AMs. Por meio de uma viagem cultural, as canções chegam até a viola contemporânea de hoje, agradando ouvidos tradicionais e modernos.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem


O repertório variado homenageia grandes compositores brasileiros como Tom Jobim, Almir Sater, Renato Teixeira, Paulo Vanzolini, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Joubert de Carvalho, Olegário Mariano, Rolando Boldrin, além das músicas autorais do próprio Tom Brasil.


Tom Brasil é músico e historiador dedicado a este fantástico instrumento e, neste espetáculo, compartilha seu conhecimento da história e da música, contada com causos populares e ao som da viola de composições dos quatro cantos do país.


TODAS AS IDADES

O show pode ser assistido por idosos, jovens, crianças, famílias inteiras e todas as pessoas da forma mais abrangente e democrática possível. Com produção de Maurício Bana Rossi, “Tom Brasil Canta à Moda Brasileira” traz a história do Brasil caboclo cantada em prosa e verso dentro do mais absoluto som da viola caipira, com classificação livre.  “É motivo de muita alegria para Ibiporã receber um show deste gabarito, que está brilhando em palcos de todo o Paraná. Nosso município tem sido um lugar plural para as artes, em todos os estilos e para todos os públicos”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.


“É uma honra para Ibiporã receber um músico que tem em sua essência a música caipira e ainda no ano em que nossa cidade comemora 75 anos, um presente e tanto para os pioneiros, suas famílias e todos os ibiporaenses que valorizam suas raízes”, ressalta o diretor da SMCT, Marcos Romani.


PARCERIA COM A INDÚSTRIA

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibiporã, Manoelino de Carvalho, ressalta o potencial industrial de Ibiporã, fator para o SESI ter escolhido o município para receber o Circuito Cultural. “Consideramos muito importante esse apoio das indústrias a iniciativas culturais como essa, em favor dos seus funcionários e da população em geral”, afirmou.


Para a gerente de cultura do Sistema Fiep, Anna Paula Zétola, o circuito cultural concretiza as metas institucionais do Sesi Cultura e contribui para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Levar ações culturais para cidades diferentes democratiza o acesso à cultura e ajuda as pessoas a melhorarem seu repertório pessoal, o que reflete positivamente nas atividades profissionais. Ganham todos”, diz. 


SESI CULTURA

Além do Circuito Cultural com Tom Brasil, que passará por 18 cidades paranaenses até o início de setembro, o Sesi Cultura Paraná também promove simultaneamente em agosto e setembro a circulação do espetáculo teatral “Amateur” para outras 18 cidades do Estado, e em novembro, mais duas outras montagens: “Iguassu – Tiago Rossato Trio” (música) e “Qual a Graça de Laurinda?” (teatro e palhaçaria). 


“Ibiporã foi um dos seis municípios da região do Norte do Estado selecionados para receber o circuito cultural devido ao seu potencial industrial e a qualidade técnica do Cine Teatro. Fomos muito bem recebidos nas indústrias contatadas e fechamos facilmente as parcerias, o que demonstra o comprometimento dos empresários em valorizar as artes e o desenvolvimento cultural e bem-estar social dos seus colaboradores e dependentes. O Sesi Cultura Paraná deseja que seja a primeira de muitas parcerias com a administração municipal e as indústrias”, conclui o analista de Cultura do Sesi/PR, Alex Bellançon de Oliveira. 


SERVIÇO:

SHOW: “Tom Brasil Canta à Moda Brasileira”

QUANDO: 31 de agosto (quarta-feira)

ONDE: Cine Teatro Padre José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368, Ibiporã)

HORÁRIO: 20h

INGRESSOS: gratuitos, podem retirados no teatro 1 hora antes do show. Contribuição voluntária de 1 kg de alimento não perecível a ser entregue no local da apresentação.

MAIS INFORMAÇÕES: (43) 3178-0215 ou 98808-7802 (Alex)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá