Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cinema ibero-americano cresceu 22,5% em um ano, aponta levantamento

25/06/19 às 10:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O cinema ibero-americano teve um crescimento de 16,9 milhões de espectadores em 2018, comparado aos números de 2017. É uma elevação de 22,5% em apenas um ano, segundo o informe anual da Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais da Espanha (EGEDA), sobre o Panorama Audiovisual Ibero-americano, divulgado nesta terça-feira, 25

Ainda segundo o informe, o conteúdo ficcional se consolidou nas redes de TV, ocupando 26,1% da programação. Este informe conta com a colaboração da FIPCA (Federação Ibero-americana de produtores cinematográficos e audiovisuais).

O estudo aponta o número de salas na Ibero-América em 2018: 19.700. O peso mundial do público ibero-americano se mantém em torno de 11%. Essas salas estrearam mais de 6 mil produções. Foram, em 2018, 870 milhões de entradas vendidas e mais de US$ 3 bilhões arrecadados.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O cinema ibero-americano manteve sua posição nos principais mercados europeus vendendo 7,7 milhões de entradas em 2018. Os oito mercados analisados foram: Alemanha, Áustria, França, Itália, Holanda, Reino Unido, Rússia e Turquia. Das 182 estreias contabilizadas neste nove mercados, os filmes com maior presença são: O Homem que Matou D. Quixote (sete mercados), a coprodução brasileira Me Chame pelo Seu Nome (seis mercados) e Escobar - A Traição (cinco mercados).

Os países europeus com o maior número de consumidores de filmes ibero-americanos foram França, Itália e Holanda.

TV

Segundo o levantamento, que analisou 74 canais de TV entre 2010 e 2017, a ficção teve um grande impacto na programação, com 26,1% do tempo total de emissão nas regiões. A telenovela segue sendo o gênero mais consumido na Ibero-América, com quase 58% do total de títulos do período, com muita vantagem sobre as séries convencionais, que registraram 25%.

México, Brasil e Colômbia continuam sendo os maiores produtores deste conteúdo.

Em 2017, oito novelas foram as top-1 em seus países de origem: Brasil (A Força do Querer), Chile (Perdona Nuestros Pecados), Colômbia (Tarde lo Conocí), Espanha (Alli Abajo), México (Hoy Vvoy a Cambiar), Peru (VBQ: Todo Por la Fama), Portugal (A Herdeira) e Venezuela (Para Verte Mejor).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá