Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Companhia Tangará estreia espetáculo infantil circense 'Maní'

17/10/22 às 11:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Companhia Tangará estreia, nesta segunda feira (17), o espetáculo “Maní” – montagem voltada ao público infantil onde o folclore e a arte são representados através de números acrobáticos de circo.


A performance de estreia de “Maní” será exclusiva para alunos da Escola Municipal Suely Ideriha, com sessões as 9h30 e às 15h30. Cerca de cem crianças irão até o Barracão Tangará pela manhã, e outras 120 no período da tarde.


Na terça feira (18), o espetáculo terá apresentação aberta ao público, às 19h, e o ingresso é 1kg de alimento não perecível. O Barracão fica localizado na Rua Augusto Severo, 144, Aeroporto.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem


O espetáculo se vale da história da pequena indígena Maní, que conta a origem de um importante alimento de nosso país e traz ainda algumas figuras populares do imaginário brasileiro.


A lenda é atualizada para potencializar a comunicação com o público e é um convite para ampliar nosso olhar sobre a ancestralidade. A tradição oral permite a existência de diferentes histórias das raízes de nossa cultura e é justamente a diversidade que nos torna um coletivo e nos caracteriza como povo. Essa versão da história é contada no formato de circo pela trupe Tangará.


Segundo a coordenadora de produção do espetáculo e membro da trupe, Juliana Tangará, a proposta do projeto é manter a pesquisa criativa do grupo, resultando em um espetáculo em torno dos mitos e lendas do folclore brasileiro. “Quando iniciamos um trabalho, partimos de referências externas, trabalhos desenvolvidos em outros países. Desta vez, optamos por olhar para o Brasil e chegamos ao folclore, valorizando uma cultura nossa tão rica e bela”, comentou.


“Os últimos espetáculos que montamos foram para um público mais aberto e quisemos voltar para um trabalho mais focado no público infantil. Como o tema é folclore, também fizemos um recorte para trabalhar com escolas. As apresentações desta primeira temporada serão todas em escolas da região, em um formato diferente” contou Juliana Tangará.


Boitatá 


A montagem de “Maní” partiu da pesquisa do grupo sobre os mitos e lendas da cultura brasileira. O objetivo é contar histórias do folclore e da arte por meio de movimentos acrobáticos, criando um espetáculo em torno das fábulas brasileiras.


“Há mitos e lendas muito interessantes como a do Boitatá, ou Cobra-de-fogo, ser mítico que protege campos e florestas contra os que os incendeiam e destroem. O Boitatá aparece com nomenclaturas diferentes de norte a sul do Brasil. E tanto está ligado ao fogo quanto às águas, onde vive, segundo a lenda. Na imagética popular, o Boitatá aparece como uma cobra de luz, de fogo, que se movimenta ondulando e tudo isso é muito inspirador para compor elementos de um espetáculo circense”, concluiu Juliana Tangará.


Turnê 


Depois de Londrina, a Companhia Tangará segue com apresentações por cidades da região. “Maní” poderá ser visto em Maringá (19), Apucarana (21), Ibiporã (25) e Arapongas (28).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá