Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Confira a agenda cultural desse fim de semana

16/03/18 às 11:10 - Escrito por Liliane Dias
siga o Tarobá News no Google News!

Para este fim de semana, preparamos uma agenda cultural bem diversificada. Desde palestra para perder o medo de dirigir até sugestões e leitura. Tem também mais uma edição do Rocão, sugestões de filmes e muito mais. Escolha sua atividade favorita e aproveite bem o fim de semana!

ROCÃO 

Neste domingo tem mais uma edição do Rocão. O evento é realizado na Praça do Country das 14h as 22h. A 20ª edição traz a Orquestra Sinfônica de Cascavel com "A volta ao mundo do rock". 


Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O Rocão deste domingo (18) tem uma participação muito especial!  Evento já consagrado em nossa cidade, onde o rock se traduz em união, amizade, família e muitas energias boas, traz a "A volta ao mundo do rock", uma produção da Orquestra Sinfônica de Cascavel com mais de 200 artistas convidados, entre cantores, dançarinos e bandas. Arranjos sensacionais de clássicos do bom e velho rock`n`roll como “Stairway to Heaven” do Led Zeppelin, “Triumph of Defeat” do Epica e “Lilith” da banda cascavelense Ecos da Tribo, entre outros! 

Domingo a partir das 14h, na Praça Parigot de Souza, Bairro Country, você não pode perder!

Bandas: Dog Blues, Out Back, Guino Trio, Mandala do Astro Rei, Orquestra Sinfônica de Cascavel, Demo Tape, After Dark e Cano Serrado. 

PALESTRA PARA QUEM TEM MEDO DE DIRIGIR 

O professor e autor de vários livros Fauze Kfouri estará em Cascavel na próxima terça-feira, dia 20 de março, para repassar os conteúdos da palestra Medo de dirigir e dirigir com medo. Gratuita, a palestra será realizada às 19h30 no salão social da Associação Atlética Comercial.

Conforme Fauze Kfouri, que tem mais de 50 anos de experiência com palestras sobre os mais diversos assuntos, o medo de dirigir é muito mais comum do que se pensa no Brasil. Informações adicionais sobre o evento podem ser conseguidas 99972-6922, com César Ióris.

 

Legenda: Fauze Kfouri fará palestra gratuita no dia 20 de março, em Cascavel

 

"TOMB RAIDER: A ORIGEM" 

Independente: essa é a palavra que descreve a protagonista de “Tomb Raider: a origem”, Lara Croft. Ela é filha de um aventureiro que desapareceu anos atrás. Em busca de solucionar esse mistério, Lara embarca em uma jornada para o último destino de seu pai - um túmulo lendário em uma ilha mítica. O filme é diversão e adrenalina garantidas para os amantes de games e de aventura! 


Muito aguardado pelos apaixonados por cinema, o longa está sendo exibido nas telonas do Cascavel JL Shopping todos os dias, na versão 2D dublada, às 18h40. Já a sessão 2D legendada é transmitida todos os dias às 21h. Para quem prefere assistir ao filme dublado, em 3D, pode escolher entre 14h, 16h30, 19h e 21h30.


MAC ESTARÁ ABERTO PARA VISITAÇÃO 

Em decorrência da reunião da Setorial de Artes Visuais, que será realizada neste sábado (17), o MAC (Museu de Artes de Cascavel excepcionalmente ficará aberto para visitação. No período das 9 ao meio-dia a população terá oportunidade de fazer uma atividade diferente e, ainda, apreciar o 2° Panorama das Artes de Cascavel, que está em exposição com obras de 94 artistas das mais diversas linguagens como pintura, desenho, escultura, fotografia, entre outras.

Paralelamente, artistas plásticos de Cascavel se reúnem para conversar sobre arte e processos criativos. Este encontro faz parte das reivindicações da Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Políticas Culturais em promover o desenvolvimento e a troca de experiências entre a classe, bem como ser o elo do MAC com a comunidade artística de Cascavel para diálogos e discussões a respeito do "fazer artístico" e processos criativos.

O Museu de Arte de Cascavel fica na Rua Mato Grosso, 2909, no Centro, ao lado do Colégio Marista.


DICA DE LEITURA 

A sugestão desta semana foi enviada pelo Luiz Henrique, aluno do Colégio Estadual Wilson Joffre. A dica ele é o livro uma "Uma breve história do tempo". 


Em 
Uma Breve História do Tempo, Stephen Hawking nós convida a refletir sobre os grandes mistérios do universo, como ele começou e se haverá um fim? Ele é ou não infinito? E o tempo? Como funciona essa quarta dimensão espaço-temporal? É possível viajar no tempo? Ou mesmo pegar atalhos, os chamados 'buracos de minhoca'? 

Fazemos um verdadeiro passeio pela evolução de nossos conceitos da física, desde os filósofos Aristóteles e Kant passando por Copérnico, Galileu, Newton entre outros físicos até chegarmos finalmente à física moderna: relatividade (do muito grande) e mecânica quântica (do muito, muito pequeno). Stephen Hawking ainda faz um apanhado geral, esclarecendo muitas ideias, sobre buracos negros, o big bang, ateoria das cordasas 4 forças fundamentais (gravidade, força fraca, eletromagnética e força forte) e uma teoria que possa unir todas elas.
Somos levados a pensar junto com o autor a respeito de questões cruciais do universo. Um prato cheio para admiradores da cosmologia e curiosos do gênero. O livro ainda conta com várias ilustrações e um glossário super bem vindo no final.


INAUGURAÇÃO DA ESCOLA ZUMBI DOS PALMARES 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, do oeste do Paraná, festejam mais uma conquista da Reforma Agrária, a inauguração da Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, no assentamento Valmir Mota de Oliveira, em Cascavel, que irá acontecer neste sábado, 17. 

A escola, que existe há 15 anos, é uma luta dos trabalhadores por uma educação de qualidade para os filhos e filhas de acampados e assentados do MST. A mesma existe desde 2003, ainda no acampamento Dorcelina Folador, na época ainda era Escola Itinerante.

O ato esta previsto para iniciar as 9 horas da manhã, e contará com representantes do governo municipal e estadual. Após, as famílias irão servir um almoço colonial para comemorar mais esta conquista.

 

"Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi"

O Projeto Explosão de Sentimentos trata disso mesmo, muitas emoções! Parafraseando nosso eterno romântico Rei Roberto Carlos, "viver um momento lindo" se traduz, muitas vezes, nas experiências boas pelas quais passamos. Porém, há momentos que não são tão bons assim, mas mesmo diante da adversidade, nós os superamos e damos a volta por cima! 

A fórmula adotada pelo Projeto Explosão de Sentimentos trata destas experiências, traduzidas em poesias, que contam um pouco da luta dos dependentes químicos (alcool e/ou drogas) que passam pela reabilitação no Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná, o SIM-PR.

O terceiro livro lançado pelo projeto nesta última quinta-feira (15) na Biblioteca Pública Municipal, o "Vozes da Superação III" traz relatos de experiências muito fortes, pelas quais os usuários do serviço estão passando ou passaram na busca pela sua reabilitação.

São 56 poesias inspiradas ao longo de 2017 que surgiram a partir de uma verdadeira explosão de sentimentos: de superação, de luta, de saudades e desejos por um novo recomeço!



4° Gincana Meu Jeito Down de Ser Feliz

Dia 17 de março será realizada a 4° edição da Gincana Meu Jeito Down de Ser Feliz, uma iniciativa do Paradesporto do município de Cascavel. As atividades vão ter início às 14h e duração até as 17h e acontece no Ginásio Eduardo Luvison. Durante a gincana serão realizadas atividades de corrida no saco, corrida no pneu, danças.

Além disso, o evento conta com dois tobogãs infláveis e piscina de bolinhas, havendo também um desfile de todos os paratletas com Síndrome de Down presentes no evento.

Mãe de um aluno com Síndrome de Down, Sandra Maria Weber traz o filho de nove anos, Eduardo Henrique Weber há quatro anos para participar das atividades do Paradesporto. Eduardo é paratleta da natação e do judô. Sandra destaca a importância de o município interar as crianças com necessidades especiais “ajuda na interação e socialização, aflora a imaginação do aluno”.

A Coordenadora do Paradesporto, Pollyana Bastos destaca que a oferta dos serviços aos paratletas mostra que “eles têm a mesma capacidade de qualquer outra pessoa e merecem ter os direitos valorizados”.

Ainda de acordo com Pollyana, haverá no evento uma mesa de solenidade com convidados.

O evento reúne familiares dos alunos com Síndrome de Down e a entrada é gratuita. Mesmo as pessoas que não fazem parte do Paradesporto e tem vontade de participar, tem a chance de conhecer como funciona e falar com os responsáveis pelo setor.

 


Treinamento de Xadrez

 As aulas e treinamentos de xadrez oferecidos pela Secretaria de Esporte e Lazer estão sendo realizados no Centro Esportivo Ciro Nardi, de terça-feira a sábado, das 9h às 11h e das 14 às 19 horas. Mais informações com professor (45) 3902-1348.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá