Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CTGs e grupos de culturas típicas gaúchas reforçam Semana Farroupilha

19/09/18 às 12:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Quem passar próximo ao Parque Ecológico Diva Paim Barth durante essa semana vai avistar de longe, homens e mulheres com roupas típicas gaúchas, com bombachas, cavalos, e uma grande estrutura de madeira em torno do lago.  E claro, aquele cheirinho de comida que só quem já experimentou sabe. Você que ainda não conhece as atividades da Semana Farroupilha já pode desde ontem (18) comparecer ao local. O evento é aberto ao público e se encerra no domingo (23). 

 A Semana Farroupilha é considerada um dos momentos mais importantes para a história cultural gauchesca. Em Toledo já é tradicionalmente conhecida chegando à sua 10ª edição este ano. As atividades envolvem toda a comunidade. As festividades contam com a participação de autoridades, do comércio, das instituições públicas, como a Prefeitura, e da população em geral. Um grupo participante de grande importância no evento é dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). 

 Os CTGs são um conjunto de membros que realizam promoção a cultura gaúcha. Nessa sociedade são feitos a integração dos participantes através da dança, esportes, atividades campeiras, rodas de chimarrão, churrasco, e demais atividades. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

 Em Toledo, existem dois Centros de Tradições Gaúchas, o Estância da Liberdade e o Chama Crioula. Além desses CTGs, a Semana Farroupilha de Toledo contará com a participação e apresentação dos Grupos da Terceira Idade, Chama da Tradição e Querência Amada. Além desses grupos a Comitiva Marca de Casco também estará durante o evento. 

 O patrão do Chama Tradição, Juarez Machado, conta que este é um momento para recordar às lembranças do Sul. Além disso, é lembrar da história da Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha. “Esperamos uma presença massiva da população. Esse sempre é um momento muito especial para todos que participam e aos que prestigiam é um show a par”, destaca Juarez.

Ontem terça-feira (18) ocorreu a cavalgada de condução da Chama Crioula juntamente com a abertura Oficial dos Festejos Farroupilha, Missa Crioula e a Homenagem às Mulheres. A finalização das atividades no dia ficou por conta do show de Jorge Guedes e Família. Para conferir a programação completa clique aqui

© Copyright 2023 Grupo Tarobá