Cultura: Em meio a pandemia, Londrina tem Virada Cultural Virtual

Redação Tarobá News
Cultura | Publicado em 27/06/2020 às 17:08

As atividades da Virada Cultura de Londrina têm início neste sábado (27), às 18h30, e vão até 15 de agosto. Todo o material será divulgado nas plataformas digitais da Usina Cultural (Facebook, Instagram, SoundCloud e YouTube).

Na próxima terça-feira (30), às 22h30, a cantora Carla Casarim irá promover uma live para o lançamento do álbum “Terra Mãe”. O conteúdo será disponibilizado por meio de seu perfil oficial, no Instagram (@carlacasarim). O estilo musical da cantora consiste numa miscigenação rítmica, perpassando por estilos como o samba-canção, baião, maracatu, bossa-nova, bolero, valsa, choro e samba-rock.

A Vila Cultural Alma Brasil também está com atrações destinadas ao público. No domingo (28) o espaço irá conceber a “ÚEBI Festa”, uma iniciativa com o intuito de oportunizar um arraiá de Festa Junina, diretamente de casa. A atração será oferecida pelo Instagram da Vila (@almavilacultural) e contará com bingo, correio elegante, comidas típicas, discotecagens e até quadrilha. Este evento faz parte do projeto “ARRAIALMA”, que durante todo o mês de junho está promovendo atividades típicas de São João, via internet.

A iniciativa “Uma Orquestra nas Escolas”, realizada pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2019 disponibilizou um vídeo de divulgação de suas atividades, através do Facebook. No material é possível visualizar momentos do projeto, o qual levou concertos didáticos para 12 escolas municipais de Londrina.

Na Vila Triolé Cultural a principal atração se deve aos podcasts do programa “Avós do Brasil”. Os episódios são divulgados toda segunda, quarta e sexta-feira, por volta das 8h, e possuem o objetivo de disseminar conteúdos considerados como notícias boas para a população. É possível conferir todas as atividades deste projeto, por meio de diversas plataformas de áudio disponibilizadas virtualmente: Spotify; Deezer; Google Podcast; Anchor; Breaker; PocketCasts; e Radiopublic. Acesse o Facebook da página para mais informações.

Para o público infantil as opções são duas exibidas através da plataforma Youtube. Para quem busca conteúdos de palhaçaria, os vídeos semanais do palhaço Ritalino proporcionam muita diversão. Clique aqui para conferir. Já a professora Vanessa Cretuchi conta histórias infantis através de seu canal, “O clube da Vá”.

Já o “Tour pelos Museus” é uma excelente pedida para os amantes de acervos culturais. Neste campo da agenda é possível navegar por diversas coletâneas artísticas do Museu Histórico de Londrina, tais quais a Coleção Carvalheira; A decadência do café (parte 1, 2 e 3); vídeo sobre a Coleção Rede Ferroviária; fotografias de José Juliani; cartões postais de Armínio Kaiser, família Brugin, Kikuijo Ibionomoto, Peter W. Westcot, Rudolfo Doss e Gladx Lessa; além da visualização de louças do século XV, da Sra. Olga M. Kaiser.

Por fim, na área de oportunidades, a agenda da Virada Cultural desta semana oferece acesso ao concurso nacional Novos Poetas Sarau Brasil 2020; à concepção de projetos audiovisuais e fontes de financiamento, da Escola de Governo; ao Saber Museu, do Ministério do Turismo; e a cursos gratuitos on-line na área de Cultura e Economia Criativa.

(N.Com)



Relacionados

Cultura | 27-07-2020 14:51

Centro Juvenil de Artes lança 2º Concurso Paranaense de Desenho

Centro Juvenil de Artes lança 2º Concurso Paranaense de Desenho

Cultura | 25-07-2020 10:02

Audiência pública debate Lei Aldir Blanc no Paraná

Audiência pública debate Lei Aldir Blanc no Paraná

Londrina | 23-07-2020 20:09

Divulgada nova edição da agenda Virada Cultural

Divulgada nova edição da agenda Virada Cultural

Cultura | 23-07-2020 15:43

Paraná Cultural divulga recursos impetrados após primeira fase

Paraná Cultural divulga recursos impetrados após primeira fase