Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Diogo Vilela volta à comédia na peça 'A Verdade'

24/01/20 às 08:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Diogo Vilela sempre manteve uma postura discreta em relação à sua imagem. "Nem sempre aceitava convites para eventos ou mesmo entrevistas", comentou o ator ao jornal O Estado de S. Paulo. "Mas agora, aos 62 anos, acho que preciso me aventurar mais, reforçar mais minha imagem." O que significa isso? Que Vilela decidiu aceitar o chamado antes recusado de Fausto Silva para participar da Dança dos Famosos. Também vai integrar o elenco renovado do humorístico Zorra. E, finalmente, rendeu-se ao convite dos fãs para, no palco, retornar à comédia, gênero do qual é um mestre: para os paulistanos, isso acontece a partir desta sexta-feira, 24, com a estreia de A Verdade, no Teatro Vivo.

Vilela conta que tudo foi bem planejado - a ponto de, em agosto, ele seguir para Portugal onde pretende escrever sua biografia, auxiliado por uma amiga que, como ele, é fã da escrita do escritor francês Marcel Proust, especialista em captar os movimentos da alma humana. "Temos o desafio de escrever uma biografia romanceada, pois eu me identifico com a narrativa proustiana, um caminho pensante que sempre me ampara."

A palavra, portanto, é fundamental no trabalho de Diogo Vilela. Daí sua opção pela peça A Verdade - escrita pelo dramaturgo francês Florian Zeller, trata-se de uma engenhosa comédia em que quatro personagens são envolvidos em uma sucessão de erros até que, a poucos minutos do final, um lance surpreendente promove uma grande reviravolta. "No início, o público estranha a sucessão de fatos até que as peças vão se juntando para o grande encerramento", conta Vilela, que divide o palco com Bia Nunnes, Carolina Gonzalez e Paulo Trajano.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

"O que me fascina na peça é o jogo que a dramaturgia propõe", comenta o diretor Marcus Alvisi. "O texto é todo tempo inesperado, vindo dessa tradição da comédia francesa, como o vaudeville e o boulevard, com uma pitada das peças de Harold Pinter."

Segundo o ator, Alvisi entendeu com precisão os meandros da prosa de Zeller, cujo espetáculo já foi montado até na China e Coreia do Sul. "A comédia é uma arte epitelial, ela traz felicidade para as pessoas por meio do humor", conta Vilela, cujo talento para provocar o riso foi detectado ainda criança, pelo pai, que observou: "Você faz bem para as pessoas".

Depois de notado, o talento do garoto foi burilado pelas idas à ópera, acompanhado de uma tia. O passeio ajudava na recuperação de uma nefrite, que atacou Vilela aos 9 anos. "Fui desenganado pelo médico, mas meu pai, confiante, me animava por meio da arte, chegando a construir um pequeno teatro para me entreter."

Destino é um conceito muito vago, mas, existindo ou não, foi ele que conduziu Diogo Vilela a trabalhar com veteranos da arte cênica brasileira, verdadeiros pilares da arte de representar. "Ziembinski, o grande encenador, me viu em uma peça infantil e ficou encantado: ele me ensinou diversos truques da profissão. Em seguida, trabalhei com outra figura fundamental, a atriz Henriette Morineau, com quem dividi o palco em Ensina-me a Viver, em 1981."

A lista é engrossada ainda por trabalhos ao lado de Sérgio Britto e Cleyde Yáconis, a quem Vilela outorga o título de Anjo da Guarda do teatro brasileiro. "Com seu talento, ela substituiu, em peças, artistas que morreram repentinamente, como a própria irmã, Cacilda Becker."

O talento logo o levou para a televisão, na qual o grande destaque foi participar da trupe (que contava com, entre outros, Regina Casé e Marco Nanini) o humorístico TV Pirata, a partir de 1988, que apontou para uma nova vertente da comédia televisiva. "Chegamos com uma nova forma de fazer humor, inovadora, dando continuidade ao que faziam Chico Anysio e Jô Soares."

Ali, ele iniciou seu ensinamento sobre o humorismo. "Hoje, a graça está na síntese. Veja o sucesso de Paulo Gustavo: seus papéis o transformaram no comediante das superações."

Depois de acumular tanta experiência, Vilela descobriu-se um homem comedido. "Sou um paradoxo: só fico à vontade em cena", reflete ele, agora decidido a se expor mais, aceitando, depois de muito negar, o convite para o quadro Dança dos Famosos, além de integrar a nova fase do Zorra, no qual vai conviver com comediantes da nova geração. "Apesar de tudo, ainda prefiro o teatro, que é uma arte invencível."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá