Divisão de Artes Cênicas promove bate-papo online sobre teatro

Redação Tarobá News
Cultura | Publicado em 06/05/2020 às 09:41

A Divisão de Artes Cênicas (DAC), da Casa de Cultura da UEL, promove na próxima quinta-feira (7), às 17 horas, um bate-papo ao vivo sobre "Teatro e contra-hegemonia". O convidado é Vicente Pereira Jr., graduado em Artes Cênicas pela UEL (2004) e assessor em artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc. Ele também é doutorando pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - onde desenvolve estudos sobre teatro. O evento vai ser transmitido no perfil @divisãodeartescenicasuel.

O bate-papo vai permear as estratégias de sobrevivência de grupos teatrais, em meio às tensões estabelecidas com relação ao elitismo, ao racismo, à hegemonia regional e outras formas de autoridade presentes no campo cultural brasileiro. A conversa tem como base a relação entre teatro e política no Brasil, marcada pela atuação de grupos dos anos 60 - em especial os que marcaram posição contrária e combativa com relação à ditadura militar. 

As contribuições dos grupos na época diz respeito à popularização dos temas e das formas teatrais, para o pensamento crítico nas artes cênicas, para a nacionalização dos textos e a expressão cultural de estratos sociais subalternos, que repercutem ainda hoje em boa parte do que é apresentado nos palcos do país.

Convidado - Vicente Pereira Jr. é doutorando e mestre em artes cênicas pela UNIRIO, especialista em gestão e políticas culturais pela Universidade de Girona e Itaú Cultural, bacharel em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desde 2012, é analista em artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc, atuando como curador e na coordenação dos projetos Palco Giratório e Sesc Dramaturgias. É fundador da Cia. de Teatro Asa-Delta, na favela da Rocinha, atuante entre os anos de 2007 e 2014. Ele também coordenou a Mostra de Artes das Favelas, realizada entre 2011 e 2013, em diferentes comunidades do Rio de Janeiro, além de coordenador de projetos na ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro , entre 2008 e 2012.

(com Agência UEL)



Relacionados

Foz do Iguaçu | 24-05-2020 09:13

Itaipu, Cataratas do Iguaçu e Parque das Aves reabrirão dia 10 de junho

Itaipu, Cataratas do Iguaçu e Parque das Aves reabrirão dia 10 de junho

Londrina | 22-05-2020 11:11

Programa Vilas Culturais encerra inscrições na próxima terça-feira

Programa Vilas Culturais encerra inscrições na próxima terça-feira

Cultura | 21-05-2020 09:28

Biblioteca apresenta segunda edição de fanzine digital

Biblioteca apresenta segunda edição de fanzine digital

Londrina | 21-05-2020 09:08

Museu Histórico divulga programação da 18º Semana Nacional de Museus

Museu Histórico divulga programação da 18º Semana Nacional de Museus

PUBLICIDADE