Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Equipe de Mauricio de Sousa investe em ações contra a covid-19

26/03/20 às 08:07 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Turma da Mônica em… Ataque ao Coronavírus. Esse poderia ser o título de uma das aventuras dos personagens que divertem gerações há 60 anos, pois eles também entraram na luta contra o novo vilão da humanidade. Esse combate já promoveu façanhas como fazer o Cascão lavar as mãos e um plano infalível do Cebolinha dar certo. Em quarentena, os moradores do Bairro do Limoeiro preparam mais ofensivas ao inimigo invisível. O jonal O Estado de S. Paulo conseguiu com exclusividade detalhes sobre as próximas ações da Turma da Mônica em relação ao novo coronavírus.

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) irá lançar nos próximos dias a cartilha Saiba Tudo sobre o Coronavírus - Parte 2, com apoio e selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e informações para a família inteira se prevenir contra a covid-19. Cascão, famoso por fugir da água, estampa a primeira página, segurando um contundente cartaz com a frase "Lave as mãos!". O material, que será publicado nas redes sociais da MSP e do Unicef, traz ainda orientações para idosos e pessoas com doenças crônicas.

"É um momento novo para todos nós. Percebemos que um grande desafio que os pais enfrentam é ocupar crianças e jovens nesse período em que não podem ter contato com os amigos", explica Mônica Sousa, diretora executiva da MSP. Para ajudar as famílias a permanecer em casa, o aplicativo Banca da Mônica (Android e iOS) está com 188 títulos abertos gratuitamente a partir de hoje. O acervo inclui dos quadrinhos clássicos aos personagens jovens. Historinhas e curiosidades também vêm sendo postadas nos perfis do Facebook e do Twitter (em ambos, @TurmadaMonica).

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

"Já fizemos mais de 200 campanhas institucionais sobre os mais diversos assuntos, desde o meio ambiente à saúde, passando pelos direitos da criança. Sentimos que é nossa responsabilidade levar esse tipo de informação ao nosso público", diz Mônica, inspiração para a protagonista inventada pelo pai, Mauricio de Sousa. Fazer um vídeo com cuidados diante da pandemia está nos planos da empresa.

Nada é impossível

Nem a bravinha mais amada do Brasil, embaixadora do Unicef desde 2007, pensaria em dar coelhadas nos meninos diante do plano infalível do Cebolinha revelado recentemente no Instagram @TurmadaMonica. A capa da primeira cartilha, Saiba Tudo sobre o Coronavírus, traz o garoto travesso de lápis vermelho na mão e um X sobre o vilão da vez, acima do título Plano de Proteção. Com informações do Ministério da Saúde, fala para as crianças sobre os principais sintomas e formas de contágio.

Os personagens da Turma da Mônica ilustram as informações, incluindo o fato de que ainda não há tratamento ou vacina para evitar a covid-19 e uma lista de recomendações de como todos podem se proteger. Entre outros itens está a atitude de cobrir o nariz e a boca com o braço ou um lenço quando tossir ou espirrar, gesto que parece complicado até para muito adulto entender a importância.

Higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão é a principal medida para atacar esse vilão, como lembram os amigos ao Cascão. "Lavar as mãos salva vidas!", ensinam no quadrinho em que o personagem está diante da pia do banheiro, elaborado para a ação contra o coronavírus nas redes sociais da Turma da Mônica. Em publicações e mensagens de WhatsApp, apareceram outros desenhos dele, mas eram anteriores. Cascão já havia aparecido lavando as mãos na campanha contra a gripe H1N1 e tomando banho em uma pegadinha de 1º de abril.

A produtora da Turma da Mônica vem montando também compilados temáticos de animações com os traços clássicos e com os pequeninos de Mônica Toy (na iniciativa chamada de Maratona M.I.G.O.S.); entre eles estão os episódios mais vistos da década e um especial com os bichos de estimação da turminha. A empresa dobrou a publicação de conteúdo durante a quarentena e promete postar novidades duas vezes por semana no YouTube da turminha (bit.ly/turmadamonicayt).

Cientistas

Em capítulos anteriores da luta contra esse vilão invisível, Magali e Milena emprestaram seus traços para homenagear as brasileiras Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), e Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP. O desenho é parte do projeto Donas da Rua da História. A dupla de cientistas liderou a equipe que desvendou o sequenciamento do genoma do novo vírus. Tudo com a rapidez de super-heroínas: só dois dias depois da confirmação do primeiro caso da doença no País.

Antes que algum Franjinha da vida real descubra cura ou vacina para a covid-19 para escrever um belo "FIM" para essa história, a maior arma contra o novo coronavírus é simples: ficar em casa e lavar as mãos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá