Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fábula sobre a bondade, 'The Kindness of Strangers' abre festival de Berlim

08/02/19 às 06:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Em 1995, quando o repórter veio pela primeira vez à Berlinale, a queda do Muro ainda era recente e Berlim era uma cidade em (re)construção. Passaram-se 24 anos e parece ter havido um terremoto. Por toda parte existem obras grandiosas. É nesse contexto que o próprio festival se transforma. O alemão Dieter Kosslick, que tem sido o timoneiro que estabeleceu a Berlinale como o mais político dos grandes festivais, apresenta sua última seleção. No sábado, 9, ele assina o que pode ser seu legado - um tempo de igualdade de gênero, a ser perseguido nas seleções que virão.

Na sua despedida, o júri, como outras vezes, é presidido por uma mulher, a atriz francesa Juliette Binoche, e o filme de abertura, The Kindness of Strangers, é dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig. Blanche DuBlois, a emblemática personagem de Tennessee Williams em Um Bonde Chamado Desejo, vive da caridade de estranhos. É um pouco o que ocorre com Clara da atriz americana e Zoe Kazan, que abandona o marido - policial e violento - e foge para Nova York com os dois filhos. Num inverno tenebroso, e sem abrigo nem dinheiro, rouba comida até encontrar as almas caridosas que vão acolhê-la (e aos seus meninos).

O filme passa-se numa Nova York que parece de época, mas os computadores atestam a contemporaneidade. É uma fábula, e contra a corrente quanto ao atual estado do mundo. Embora tenha seus momentos, é meio morna para abrir um festival como Berlim - em sua 69.ª edição -, que começou na quinta, 7, e vai até domingo, dia 17. Questionada, a diretora explicou de onde tira energia para criar seu cinema cheio de esperança, mesmo quando as condições parecem tão adversas. "Como seguir em frente, sem acreditar que vale a pena? A vida já é tão complicada que fechar os olhos para o que ela pode ter de bom - a amizade, o amor - me parece um convite ao desestímulo." Numa cena, Zoe fecha os olhos e parece que vai morrer, de frio ou o quê? O filho a sacode - "Mãe, abra os olhos, não durma. Estamos juntos, estamos aqui." Todo o filme parece estar resumido nessa simples cena.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

No caso de Clara, em The Kindness of Strangers, ela não conseguiria sem apoio. O marido é um bruto que intimida o próprio pai e os filhos. Não se expressa por outro meio que não a violência. Mas existem os filhos, o doce Tahar Rahim, o advogado amigo, o velho dono do restaurante (Bill Nighy, como um falso russo) que a todos acolhe, a enfermeira vivida pela inglesa Andrea Riseborough. A bondade independe de gênero. É daí que Lone Scherfig acredita que venha a salvação. E o júri? "Quando me convidou, Dieter (Kosslick) disse que não estava me escolhendo por ser mulher, mas porque ia organizar uma seleção de bons e belos filmes e queria se assegurar de que seriam avaliados por um olhar sensível. Como poderia dizer não", contou Juliette Binoche.

Para ela, a questão da mulher no cinema está longe de ser resolvida, "mas as coisas já mudaram bastante em dez anos". Acrescentou que não é nenhuma especialista, mas está bem cercada, com seu júri integrado por mais duas mulheres - a também atriz Sandra Hüller, nascida na Alemanha, do filme de 2016 Toni Erdmann, e a diretora e roteirista inglesa Trudie Styler, mulher do cantor e compositor britânico Sting - e três homens.

O crítico do The Los Angeles Times, o norte-americano Justin Chang, o diretor chileno Sebastián Lelio, de Glória e Uma Mulher Fantástica, e o curador de filmes do MoMA, de Nova York, Rajendra Roy. Paridade - três e três, com a mulher no comando. O melhor filme recente que Chang viu foi Em Chamas, de Lee Chang-Dong. Lelio ama Roma, de Alfonso Cuarón. Desde que começou a filmar, ele ouve que o cinema está em crise, morrendo, mas pela própria experiência acha que o paciente terminal é um sobrevivente. Dieter Kosslick concorda. "Os parâmetros da indústria estão mudando. Temos de lutar pelo cinema, mas sem excluir a Netflix." Quanto ao futuro da Berlinale: "Não tenho medo. É bom se abrir para as novas ideias que virão".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá