Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Festival de Dança apresenta "A dama das camélias" hoje

10/10/18 às 17:07 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A música de Chopin contorna de mais emoção o clássico de Alexandre Dumas Filho, que recebeu versão coreográfica do Ballet de Londrina. Prestes a completar 25 anos, a companhia oficial da cidade ousa ao regressar às linhas clássicas e fundi-las à sua linguagem contemporânea no espetáculo “A dama das camélias”, que estreou no Festival Internacional de Música deste ano, numa produção em parceria com a Funcart – Fundação Cultura Artística de Londrina. Após a estreia, o público terá a oportunidade de rever a montagem nesta quarta-feira, dia 10, às 20 horas, no Teatro Ouro Verde, dentro da programação do 16° Festival de Dança de Londrina. Os ingressos custam R$10 e 5 (meia-entrada) e estão disponíveis nos pontos de venda do evento (na Funcart, Loja Shop Ballet ou bilheteria do Teatro Ouro Verde). A classificação indicativa é de 14 anos.

“A Dama das Camélias” conta a história de Marguerite Gaultier, cortesã de luxo que se apaixona por um homem de família nobre, o estudante de direito Armand Duval. O encontro se dá no Teatro de Variedades, onde assistem à trágica obra Manon Lescaut, sem perceberem que vislumbram ali o seu próprio destino. Na estratificada sociedade do séc. XIX, trata-se de uma relação impossível, proibida. Após uma interferência decisiva do pai do rapaz, a renúncia de Marguerite e o fado de sua doença, a obra conduz o público por um pas de deux em que o amor e a separação eterna dançam juntos.

A versão do Ballet de Londrina tem direção geral de Marciano Boletti e coreografia partilhada com Leonardo Ramos. Ela funde a conhecida movimentação clássica com criações autorais dos coreógrafos e dos bailarinos. Persiste a emoção desta triste história de amor e a eternidade de temas que a obra toca com sutileza, como a efemeridade dos luxos e riquezas e a fragilidade humana diante dos avessos da vida.  Motivo de grande escândalo e repercussão na ocasião do seu lançamento, em 1848, “A dama das camélias” marcou época por colocar essa protagonista num papel libertário e ousado, em que pese seu trágico destino. Desde então, ela recebeu versão para o teatro, para a ópera e, no fim do século XX, para a dança.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O espetáculo londrinense chama a atenção pela beleza, pela técnica e pela refinada produção. São vários cenários que materializam os aposentos de Marguerite, o Teatro de Variedades, o salão de festas, dentre outros. O estilista Rhafael Magalhães também desenhou e confeccionou mais de setenta figurinos que são utilizados pelo elenco que traz, além da companhia, outros atores e bailarinos convidados.


(Com informações N.com) 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá