Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Festival de dança: Clássico e contemporâneo unidos pelas cores da emoção

09/10/18 às 17:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Dois estilos bem diferentes de dança amarram-se pelo viés da delicadeza. O Festival traz um programa especial somando números clássicos e um contemporâneo às 20 horas desta terça-feira (9), no Teatro Ouro Verde. Solange Mello, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã, abre a noite com a estreia de “A solidão é azul”. Na sequência, a Escola Municipal de Dança de Londrina exibe o virtuosismo de seus jovens bailarinos clássicos numa suite de “A Bela Adormecida” e com o grand pas de deux “O Cisne Negro”, da famosa peça “O Lago dos Cisnes”. O público presente confere os três números com um só ingresso, no valor de R$10 e R$5 (meia), disponíveis nos pontos de venda do Festival: Funcart, Loja Shop Ballet (em horário comercial) e bilheteria do Teatro Ouro Verde (diariamente, a partir das 16 horas).

O solo “A solidão é azul” será apresentado pela primeira vez em sua versão integral. Um pequeno trecho de cinco minutos foi mostrado no 25º Mercosul em Dança, na Argentina, para o qual Solange Mello foi convidada este ano. O espetáculo questiona o sutil limite entre sanidade e loucura em um mundo de máscaras, onde se inibe e se condena a expressão de si. A coreografia expressionista, com influência do butoh, traz as dores, angústias e solidão de uma mulher condenada pela sociedade e que encontra a redenção num mergulho simbólico nas águas da memória. A cenografia tem um viés onírico e é composta por uma cadeira, uma escada, uma árvore suspensa e uma piscina – elementos autobiográficos que sustentam o sentimento da intérprete em cena. A direção, cenário, figurino e iluminação é do ibiporãense Leander Lincoln.

Já a Escola Municipal de Dança de Londrina traz, na primeira apresentação, a suite de “A bela adormecida”, que reúne cenas do lúdico balé em que a Princesa Aurora é condenada ao sono eterno após picar o dedo na agulha de uma roca. Dentre elas estão o casamento de Aurora, seu batismo e apresentação às fadas das cores, a valsa e “O pássaro azul”. Mais de 35 bailarinos transitam em um cenário suntuoso que materializa o castelo real, morada de Aurora. O espetáculo na íntegra foi apresentado em curta temporada no ano passado também no Ouro Verde. Já o pas de deux de “O cisne negro”, também com música de Tchaikovsky, traz a performance da premiada bailarina Ana Carolina Gonçalves com Hugo Vargas (convidado do Ballet de Londrina) em um dos pontos altos do célebre “O lago dos cisnes”.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Com apenas 15 anos, Ana Carolina Gonçalves é dos talentos mais promissores em Londrina. Na Mostra Paranaense de Dança, realizada em julho deste ano, foi eleita bailarina destaque. Também ficou entre as 40 melhores bailarinas na primeira seletiva da América Latina no Brasil do Grand Prix de Lausanne (entre mais de três mil concorrentes) e recebeu bolsa para o curso Staatliche Ballettschule Berlin no Youth America Grand Prix.  Os dois trabalhos clássicos tem direção de Marciano Boletti e ensaios divididos entre ele e Renata Dói. A coordenação da Escola Municipal de Dança (Funcart) é de Luciana Lupi.

Para mais informações, clique aqui.


(Com informações N.com)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá