Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Filo começa com peça escrita por Sheakspeare

10/08/17 às 09:42 - Escrito por Bruna Satsuki Tukamoto
siga o Tarobá News no Google News!

Na 49ª edição do Festival Internacional de Londrina (Filo), o mais antigo evento de teatro da América Latina vai propor discussões de vários temas em boa parte das apresentações. O festival será aberto na sexta-feira (11) e "Hamlet", a mais longa tragédia escrita por Willian Sheakspeare no final do século XVI, foi a escolhida para abrir oficialmente o Filo "Vamos apresentar uma versão contemporânea da peça. É um espetáculo extremamente político e, ao mesmo tempo, musical. Possui uma história fascinante, talvez a melhor escrita no teatro universal", conta Luiz Bertipaglia, diretor do Filo. 

Até o dia 27 de agosto, serão apresentados 34 espetáculos, entre eles "Nelson Rodrigues por ele mesmo", com leituras feitas por Fernanda Montenegro, a grande dama do teatro brasileiro. Os ingressos para esta peça já estão esgotados. Mas a programação terá também grupos de outros países, da América Latina e Europa, vários espetáculos infantis e apresentações gratuitas ao ar livre. Dos grandes espetáculos, 14 serão no Ouro Verde, outros irão para o teatro Mãe de Deus, outros para a Divisão Artes Cênicas e para a Usina Cultural. 

Neste ano, o Filo quer trazer para a cena o debate sobre vários temas contemporâneos "Temos uma peça Black Off que trata sobre racismo. Temos também ainda espetáculos que tratam da questão de gênero, outros que abordam a situação política e econômica do Brasil", conta Luiz Bertipaglia. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O festival contou com orçamento de R$ 1.200 mil, o mesmo do ano passado. A própria equipe do Filo vai dar suporte técnico ao Ouro Verde, já que os três servidores do teatro são insuficientes para operacionalizar os 17 dias de evento. 

(Colaboração Lívia de Oliveira)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá