Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ibiporã tem apresentação gratuita do Coro UEL na celebração de 75 anos

11/11/22 às 08:40 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Coro UEL é mais uma grande atração nas celebrações pelos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, comemorados no dia 8 de novembro. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

 

A apresentação, gratuita, será no domingo (13), às 20 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli. O Coro UEL apresentará um repertório eclético, mesclando peças eruditas, sacras e internacionais, especialmente latino-americanas, mas com especial destaque para a música popular brasileira.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

 

Regido pelo maestro Denis Pereira do Amaral Camargo, o grupo conta hoje com aproximadamente 60 cantores, e é formado por pessoas ligadas à Universidade, professores, estudantes e também da comunidade, de diferentes idades e profissões, todos se identificando pelo amor à música, o prazer de cantar em conjunto e com o mesmo objetivo de somar conhecimentos, aprimorar a voz e enriquecer o espírito.

 

 

Jubileu de Ouro

 

A trajetória do Coro UEL começou em 1972, quando, por solicitação do reitor Ascêncio Garcia Lopes, Semíramis Lück foi convidada a formar um grupo coral envolvendo a comunidade universitária. Sua sucessora foi Marília Brandão.


Em 1976 assume a regência do grupo o professor Othonio Benvenuto, que impôs uma nova estrutura ao coral, aumentando consideravelmente o número de cantores. A partir daí o Coro começou a se destacar no cenário musical nacional. Em 1978 gravou o primeiro disco e se classificou em 2º lugar no 6º Concurso de Corais do Rio de Janeiro, realizado na Sala Cecília Meirelles, promovido pelo Jornal do Brasil, tendo sido o mais importante concurso de coros do país. Em 1980, obteve o 1º lugar no mesmo concurso e lançou seu segundo disco.


O Coro chegou a contar com mais de 100 vozes. Nos anos que se seguiram marcou presença em eventos em Curitiba, no interior, e em outros Estados. Em 1978, se apresentou na Argentina, nas cidades de Buenos Aires, Necochea, Concepción del Uruguay e Mar del Plata.


Em julho de 2003, assumiu a regência do Coro UEL o professor Vilson Gavaldão de Oliveira, grande destaque do cenário coral brasileiro. A sua proposta foi implementar o Movimento Coral UEL, Coro Infantil, Coro Juvenil, Oficina Coral, Coro HU em Canto, Coro Tempos Dourados, Coro do Campus, Musicalização Infantil, Oficina de Música Jovem, Madrigal da UEL e Grupo Feminino da UEL. Em 10 de outubro de 2003, através da Câmara Municipal de Vereadores, o Coro UEL recebeu a Comenda Ouro Verde, pelos 30 anos de serviço prestados à comunidade londrinense.


Em Ibiporã, o CORO UEL fez apresentações marcantes ao longo dos anos, tais como na solenidade de inauguração do Cine Teatro Padre José Zanelli, juntamente com a OSUEL, no dia 13 de agosto de 1988; e a ópera “O Mikado” em setembro de 2013, que contou com nove solistas e coral com 45 integrantes do Coro UEL.


O Coro UEL, ao longo de cinquenta anos, prossegue marcando presença em festivais no Paraná e em outros estados, em concertos importantes, sempre com carinhosa acolhida. O Coro UEL também tem se apresentado juntamente com a Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) em festas de formatura, Festivais de Música e outros destacados eventos.

 

Serviço

Coro UEL – 50 anos 

Quando: 13 de novembro (domingo)

Horário: 20 horas

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 - Centro, Ibiporã)

 

Portões abertos a partir das 19h30. Evento gratuito.

Classificação livre

© Copyright 2023 Grupo Tarobá