Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Irene Ravache estreia o monólogo 'Alma Despejada', em que mulher revê a vida

18/09/19 às 08:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Teresa vagueia por uma sala onde os móveis estão cobertos com panos - caixas espalhadas pelo local confirmam que haverá uma mudança em pouco tempo. Senhora com pouco mais de 70 anos, Teresa está, na verdade, morta e faz agora sua última visita à casa onde morava. "Ela está diante do que foi a sua vida e encontra o entendimento do que foi sua existência", comenta a atriz Irene Ravache, que interpreta Teresa no monólogo Alma Despejada, que estreia nesta quarta-feira, 18, no Teatro Porto Seguro.

O texto foi especialmente escrito para ela por Andréa Bassitt e celebra seus 75 anos de vida, dos quais 56 dedicados à arte. Foi um pedido pessoal feito pela atriz para marcar seu aniversário. "Eu queria falar sobre uma mulher da minha idade, sua relação com a memória. E também sobre a morte, um assunto difícil de se tratar", conta Irene. "Isso tudo me toca profundamente a ponto de me emocionar em cena, o que disfarço no tom da voz."

A atriz conversa com o Estado depois da primeira apresentação aberta ao público, na semana passada. Não esconde o alívio com a boa recepção. "Vivemos no escuro até chegar a plateia", comenta. É uma mulher esbelta e elegante, que fala de forma suave, cuja gravidade, muitas vezes, é derrotada por uma profunda bondade.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Ensaios abertos são valiosos para medir a eficiência dos momentos cômicos ou mesmo para saber como controlar a emoção. "Irene tem pleno domínio do palco, sabendo como mostrar a transformação pela dor sentida pela personagem", atesta Elias Andreato, que assina a direção do espetáculo, ele mesmo um especialista em monólogos: como ator, viveu personagens icônicos como o escritor Oscar Wilde e o pintor Van Gogh.

Em cena, Teresa é uma mulher que aos poucos revela seus sentimentos de esposa dedicada ao marido e aos filhos à senhora que busca alteridade na velhice e já percebe nitidamente as rachaduras nas relações familiares. "Em um determinado momento, ela diz: Sempre achei feia a palavra hipocrisia. Hoje, eu a acho linda. Isso diz muito sobre sua evolução", comenta a atriz.

Muitas das falas, aliás, são reveladoras, pois Teresa, enquanto reflete sozinha, fala diretamente com a plateia. Ao mostrar as marcas deixadas pelo passar do tempo, por exemplo, ela aponta para a imagem de uma enorme árvore, no fundo do cenário, e diz: "Ela é mais velha que eu, mas não parece".

"Conheço Irene já há algum tempo e sempre conversamos muito sobre a vida: o país, a política, a família e tantas outras coisas. Muitas vezes pensamos de um jeito parecido, e essa afinidade foi bastante inspiradora", observa a autora Andréa Bassit. "A ideia era falar sobre isso tudo, sem medos nem críticas, mas com humor e delicadeza. Ao longo do processo, a história acabou tomando um rumo inesperado para mim, mas que não havia como evitar, uma vez que vivemos momentos de grande impacto na nossa história e o teatro sempre acaba refletindo essas situações."

Em uma conversa com a plateia logo depois de seu primeiro ensaio aberto, Irene foi questionada por um espectador sobre o fato de representar uma alma. "Não se trata de uma peça espírita, embora eu não tenha nada contra esse tipo de dramaturgia. Na verdade, o texto da Andréa tem uma espiritualidade natural."

A solidão em cena, Irene compensa ao se dirigir diretamente ao público. Uma nova experiência para uma carreira construída com experiências diversas - estreando profissionalmente em 1962, a atriz já contabiliza 24 peças teatrais, 34 trabalhos na TV entre novelas e séries, e 13 filmes de cinema.

Irene orgulha-se de ter participado de espetáculos teatrais marcantes, como Roda Cor de Roda (1975), De Braços Abertos (1984), Intimidade Indecente (2003) e Meu Deus! (2015); na TV, entre tantos trabalhos, esteve no elenco de Beto Rockfeller (1968), novela da Tupi que modernizou a teledramaturgia brasileira; e, no cinema, tem passagens definitivas em Lição de Amor (1975) e Doramundo (1978).

A lembrança mais forte de sua estreia, porém, foi marcada pela timidez. Jovem e inexperiente em 1962, Irene decidiu seguir rigorosamente as determinações do diretor Kleber Santos na peça Aconteceu em Irkutsk, de Aleksei Arbusov. Não satisfeita, não tirou o olho dos colegas mais velhos, cuja movimentação cênica lhe servia como aprendizado.

Com o País vivendo tempos conturbados a partir do golpe militar de 1964, Irene partiu para um teatro mais politizado, especialmente o clássico Eles Não Usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri e com direção de Oduvaldo Vianna Filho, que lhe deu o papel de Mariazinha ao perceber seu talento na leitura do texto - Irene fez o teste antes da chegada das verdadeiras candidatas. "Mas a ascensão começou pelas mãos de Antonio Abujamra, no texto inovador de Leilah Assumpção, Roda Cor de Roda", observa o teledramaturgo Silvio de Abreu, em texto publicado no livro Simples Assim, Irene (M.Books), de Cacau Hygino. "Quem viu a explosão cênica de Irene, solta, segura, despudorada naquele espetáculo, ao lado de Lilian Lemmertz, jamais a esqueceu."

Foi a chave para Irene emendar uma série de papéis representativos da mulher moderna, comprovando como sua carreira se construiu como reflexo dos tempos, a exemplo agora de Alma Despejada.

ALMA DESPEJADA

TEATRO PORTO SEGURO

AL. BARÃO DE PIRACICABA, 740.

TELEFONE: 3226-7300.

4ª E 5ª, 21H.

NOS DIAS 9, 10, 30 E 31 DE OUTUBRO, NÃO HAVERÁ SESSÃO.

ATÉ 28/11

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá