Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Jardim Nossa Senhora da Paz recebe evento de grafitagem e artes neste final de semana

03/12/21 às 19:37 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Neste sábado (4) e domingo (5), o Jardim Nossa Senhora da Paz (Favela da Bratac) recebe o Mural das Artes, evento que levará diversas atividades artísticas à região. Promovida pelo Coletivo Ciranda da Paz, a ação tem como foco principal a grafitagem de um muro de 32 m de extensão, que pertence a uma residência localizada na Rua Nossa Senhora das Graças, em frente à Fiação Bratac. Além disso, a programação da iniciativa, que acontecerá das 10h às 18h em ambos os dias, também incluirá brincadeiras e contação de histórias, música clássica e eletrônica, hip hop, capoeira, apresentações de circo, samba, dança de salão, canto, teatro, rap e funk. As atividades contam com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

A execução do mural será feita pelos grafiteiros Tifum, Black e Faces. O evento deste fim de semana tem o objetivo de servir de abertura para uma ação posterior, ainda sem data marcada. Nesta segunda ocasião, cerca de 55 artistas farão uma intervenção de aproximadamente 350 m de extensão no muro da Fiação Bratac, visando revitalizá-lo e ressignificá-lo.

O co-gestor do Coletivo Ciranda da Paz, Leonardo Paloco, explicou que o ponto onde será realizada a primeira atividade é estratégico, pois além de fazer frente para a Bratac, fica na entrada do bairro e é bastante visível para quem passa pela BR-369. Paloco também ressaltou que a ação tem o propósito de utilizar a arte e cultura como forma de transformação social, direcionada principalmente para as crianças que residem na comunidade. “A diversidade será o principal tema dessas ações e, por isso, vamos contar com artistas de diferentes etnias, orientações sexuais e classes sociais, residentes em diferentes regiões da cidade. Nosso coletivo é formado por 11 pessoas, a maioria moradores da comunidade, e foi criado com a meta de trazer arte e cultura para o bairro, que tem um déficit nessas áreas”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Entre os patrocinadores da ação, está a Hydronorth Tintas e Resinas, que forneceu à iniciativa materiais como tintas, pincéis, pigmentos e sprays. Segundo a coordenadora de comunicação da empresa, Márcia de Marchi, a Hydronorth sempre teve um propósito social, desde a sua fundação, há mais de 40 anos. “Uma das crenças que norteia a nossa cultura organizacional é o fato de que queremos ser uma empresa relevante na sociedade. Quando o projeto foi apresentado para nós, vimos que essa era uma excelente oportunidade de colocar essa crença em prática, pois a ação integra a comunidade local e proporciona mais qualidade de vida e cultura. Por isso, esse tipo de integração é muito positivo do ponto de vista social”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, salientou a importância da democratização da cultura para as regiões periféricas de Londrina. “Um dos objetivos da nossa gestão é descentralizar os eventos e atividades culturais, levando-os para todas as regiões da cidade. A iniciativa do Coletivo Ciranda da Paz vai justamente de encontro a esse propósito, e por isso estamos muito felizes por apoiá-la. A cultura e a arte têm um papel fundamental, pois ajudam a abrir horizontes, ampliar perspectivas e transformar vidas”, frisou.

Realização – Realizado pelo Coletivo Ciranda da Paz, o Mural das Artes conta com patrocínio da Fiação Bratac, Hydronorth, Refrico e Palipalan Arte e Cultura.

O apoio é da Secretaria Municipal de Cultura, Sanepar, Funcart e CICLO – Circuito Artes e Conceitos de Londrina.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá