Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Juntos no palco pela primeira vez, Nachtergaele e Borghi encenam 'Molière'

20/04/18 às 07:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O mundo da arte e suas rixas é tão - ou mais - interessante quanto as boas parcerias. A poesia de Arthur Rimbaud e Paul Verlaine, por exemplo, nunca foi a mesma, depois que os rapazes se conheceram, já na outra ponta, sobram boatos a respeito do ódio entre Mozart e o compositor Salieri. No limite entre o choque e a fascinação, também estão nessa lista o pai da comédia francesa de todos os tempos e seu oposto trágico Jean Racine. Estreia nesta sexta-feira, 20, no Teatro do Sesi, o ringue musical de Molière, com Matheus Nachtergaele e Renato Borghi, juntos no palco pela primeira vez.

Na grande produção, o diretor Diego Fortes - que colhe o destaque de seu premiado O Grande Sucesso - foi convidado por Borghi para encenar a peça musical escrita pela mexicana Sabina Berman. "A autora criou uma fábula sobre a vida do artista a partir do conflito entre Molière e seu então aprendiz Racine", explica. Na história o dramaturgo, interpretado por Nachtergaele, já tem o prestígio do Rei Luis XIV e habita a corte com suas comédias. A pedido do jovem Racine, Molière começa a treiná-lo até que o estilo épico do aprendiz começa a ameaçar o riso de seu mestre e sua posição de artista do rei, em um embate que remonta à própria essência do teatro representado na oposição das máscaras gregas tragicômicas. "Eles brigam para reafirmar seu gênero como mais nobre e preferido do rei", conta Nachtergaele. "O que quer dizer ter seu trabalho patrocinado e sobreviver."

Quem se aproveita desse conflito entre os artistas é Borghi, na figura do arcebispo Péréfixe. "Ele é a entidade burocrática e hipócrita que quer censurar tudo, do mesmo jeito que hoje em dia", afirma Borghi.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Imersos nessa situação em que a luta pelo próprio talento e a defesa do trabalho é o que garantirá as contas pagas, o espetáculo pretende elaborar, com leveza, questões sobre a nobreza de rir e chorar e o que é mais caro: a liberdade de criação ou se subordinar aos financiadores de uma obra. "A peça coloca os personagens para refletir sobre o que é possível ser e o quanto isso pode ser perigoso", aponta Nachtergaele.

Para ambientar a trama, o diretor apostou em uma montagem que não registrasse exatamente o século 17. "Esse texto poderia virar um teatro clássico, com cortinas vermelhas, mas percebemos que as questões trazidas ultrapassam essa época", aponta Fortes. Desde o figurino às composições musicais, a peça quer ser um ringue de cores, músicas e a importância do artista no centro, sem coxias. 1º round!

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá