Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Livro com histórico do combate à corrupção no Brasil é lançado em Londrina-PR

10/05/19 às 16:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Londrina será palco na próxima segunda-feira (13) do lançamento do livro Carreiras Típicas de Estado — Desafios e Avanços na Prevenção e no Combate à Corrupção.  Com 27 artigos técnicos e inéditos de experientes agentes e servidores públicos que integram combativas carreiras de Estado, a obra aborda as relevantes e estratégicas atividades de prevenção e de combate à corrupção desde a promulgação da Constituição de 1988.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), perde-se, anualmente, cerca de um trilhão de dólares em propinas, enquanto outros 2,6 trilhões de dólares são desviados mediante a prática de atos de corrupção, o equivalente a mais de 5% da economia global.

Despontando como mazela de natureza político-social-econômica, a corrupção deve ser duramente enfrentada, visto que os recursos públicos desviados do erário deixam de ser investidos em diversas políticas públicas direcionadas à concretização dos direitos fundamentais constitucionalmente previstos, notadamente nas áreas da educação, da saúde, da segurança, entre tantas outras demandas sociais.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

“Esse livro é dedicado a todos os que acreditam e atuam incansavelmente em defesa do Estado e do erário e, sobretudo e especialmente, é dedicado aos cidadãos brasileiros que anseiam vivenciar dias melhores em nosso valoroso País”, afirma Regina Tamami Hirose, procuradora da Fazenda Nacional e responsável pela coordenação da obra.

De Collorgate à Lava Jato

Publicado em celebração aos 30 anos da Constituição Federal, o livro expõe escândalos que abalaram o Brasil neste intervalo, desde Collorgate à Operação Lava Jato.

Os artigos da obra também retratam, de forma acessível e didática, a atuação de importantes instituições e órgãos públicos especializados das esferas federal, estadual e municipal, assim como a atuação de membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, traçando um panorama das atividades realizadas contra a corrupção e sinalizando para novas medidas a serem aplicadas nos desafios hoje enfrentados.

Escrito a quatro mãos pelo Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), João Pedro Gebran Neto, e seu assessor Luís Fernando Gomes Marona, o artigo “A investigação que fixou novos paradigmas no combate à corrupção” integra a coletânea publicada pela Editora Fórum. O texto aborda o início da “Operação Lava-Jato” e os seus desdobramentos nos últimos anos, destacando, entre outros pontos, a importância da opinião pública, da liberdade de imprensa e da transparência dos poderes.

Orelha do livro

A Constituição Federal de 1988 veio à luz num momento histórico marcado pela redemocratização do Brasil e, em 2018, a Carta Republicana completou 30 anos. O Estado, atento aos anseios da sociedade, deve agir em sintonia com os ditames constitucionais e nos limites fixados pelo Estado Democrático de Direito. Nesse contexto, os artigos desta obra visam descortinar e divulgar as relevantes e estratégicas atividades planejadas e executadas por agentes e servidores públicos que integram carreiras típicas de Estado. Os trabalhos ora publicados retratam os importantes avanços legais e institucionais que ocorreram na seara da prevenção e do combate à corrupção nas últimas décadas, bem como trazem à tona o mapeamento dos desafios ainda existentes para mais melhorias e avanços com vistas à efetiva defesa do Estado e do erário e, em última análise, para bem atender aos reais anseios e interesses da sociedade brasileira.

Apoio

O lançamento do livro em Londrina-PR conta com apoio das seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil – Secional Londrina; Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep); Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal (Sindireceita); Sindicato dos Policiais Federais no Paraná (Sinpef); Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe); Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-LDR).

O evento de lançamento acontece a partir das 18h30 e a entrada é franca.


Com informações assessoria 


© Copyright 2023 Grupo Tarobá