Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Livro que retrata a construção do Olho será lançado no MON

16/09/19 às 09:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O livro O Olho de Curitiba, do fotógrafo Nani Góis, será lançado em 24 de setembro, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer. A publicação é um registro fotográfico dos 185 dias de construção da edificação que abriga justamente o Olho, criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, junto a seu idealizador, o também arquiteto Jaime Lerner, na época governador do Estado.

Desde 22 de novembro de 2012, o Museu do Olho, o MON, como ficou conhecido não só no país, mas também no Exterior, se transformou em um símbolo de Curitiba e um dos locais mais visitados da Capital por turistas e também pela população local.

Com 35 mil metros quadrados de área construída, 17 mil deles de área para exposições de artistas de todo o mundo, o MON abriga referenciais importantes da arte.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

“Nani Góis acompanhou diariamente, durante seis meses, a construção do museu, agarrado à sua máquina, às suas lentes e à sua extrema sensibilidade, voltado especialmente àqueles que o construíram”, destaca o jornalista Nilson Monteiro, que editou e faz a apresentação do livro.

“São milhares de fotos, as mais antigas arquivadas em rolos ou em slides, das quais foi necessária uma seleção, quem sabe injusta, para a publicação deste livro, que é outra magia ou, como a causa da existência do museu, uma obra de arte”, acrescenta o jornalista.

Góis explica o conceito de seu trabalho. “Na minha cabeça, resolvi associar o nome de duas inteligências em um nome só: ‘Jaime Niemeyer’. Eles conseguiriam juntar uma equipe de trabalhadores sem igual. Homens e mulheres para trabalhar dia e noite, do mais alto escalão ao mais humilde operário. Não mediram esforços. Não teve sol, chuva e trovoadas e cansaço que eles não enfrentassem. O dia a dia com suor e poeira, e eu via só alegria em cada um daqueles olhos”.

Em encadernação luxuosa, bilíngue, a publicação tem 276 páginas e 20 depoimentos de pessoas escolhidas pelo próprio autor. Desde um texto de Niemeyer, publicado no dia da inauguração do museu, na Folha de São Paulo, aos da primeira e da atual diretoras do MON, respectivamente, Maristela Quarenghi de Mello e Silva e Juliana Vosnika.

Serviço
Lançamento do livro O Olho de Curitiba, de Nani Góis

Data: 24/09
Horário: 19h
Local: Museu Oscar Niemeyer (MON), no Hall da Esculturas
Rua Marechal Hermes, 999 Centro Cívico - Curitiba


AEN PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá