Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina recebe 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares

04/11/21 às 18:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Município de Londrina vai receber, no final deste mês, 36ª Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina. O evento anual celebra o Mês da Consciência Negra e o aniversário de 87 anos de Londrina. Ele será realizado na Biblioteca Pública de Londrina, situada na Avenida Rio de Janeiro, 413.

De forma integrada, entre os dias 19 a 21 de novembro e 2 a 10 de dezembro, o Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro-Brasileira (Imecab) apresentará a 1ª Feira Afro Quilombo Cultural de Afro Empreendedores e a 5ª Mostra de Música Afro Brasileira. As iniciativas buscam apresentar as produções de artes visuais, literatura, música e várias manifestações artísticas.

A primeira feira de empreendedores afro tem a intenção de reunir comerciantes ligados à cultura afro, para que eles ofertem e comercializem seus produtos, incluindo artigos de moda, artesanato, livros e outros. Os interessados em participar podem se inscrever através do site do IMECAB até domingo, dia 7 de novembro. Podem fazer a inscrição todos os comerciantes (pessoa jurídica ou física), que trabalham com bens, produtos ou serviços da cultura afro.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O encontro possibilitará que mais de 40 empreendedores de Londrina gerem renda através da celebração da identidade negra. Caso a participação seja ativa, os organizadores estudam propor a ação como parte integrante do Calendário de Comemorações Oficiais do Município.

Para a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, é cada vez mais necessário abrir espaço para os debates acerca das questões raciais “O objetivo da mostra é refletir sobre questões étnicas e raciais, trazer a cultura negra para a nossa realidade. Acho importante discutirmos isso no século XXI, visto o histórico de racismo que temos no país. É um momento para darmos visibilidade e oportunidade a esse público, pois temos que reconhecer e respeitar as diferenças que fazem parte do nosso dia a dia”, afirmou Araújo.

Os curadores responsáveis pelo 1ª Feira Afro Quilombo Cultural de Afro Empreendedores são: Stanley Kennedy Garcia, Thatianne Andrea da Silva, Alexandre Cézar, Vagner Nogueira, Agenor Evangelista, Professor Joaquim Braga e Ângela Maria. De acordo com Stanley, o evento havia sido originalmente planejado para acontecer no Bosque Central, mas como o espaço está passando por uma grande revitalização e modernização, o grupo decidiu realizá-lo na Biblioteca Pública de Londrina. Neste último, há espaço, tanto dentro quanto em frente ao prédio histórico, para abrigar oficinas, palestras, praça de alimentação, eventos musicais e artísticos, que devem acontecer durante a feira.

Sobre a mostra – Realizada pela primeira vez em 18 de novembro de 1986, a Mostra Afro-Brasileira Palmares tem sido aclamada tanto pela crítica especializada, quanto pelo público que compareceu nas edições já realizadas. O evento busca trazer a arte e a cultura negra de forma a contribuir para o desenvolvimento econômico de Londrina, assim como para a manutenção do patrimônio artístico e cultural da região. A mostra também abre espaço para artistas negros e de periferia, fortalecendo as ações do Movimento Negro no Estado do Paraná.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá