Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Machado de Assis e Eça de Queiroz se somam nas diferenças

09/09/19 às 09:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Houve um momento em que a escrita de Machado de Assis se encontrou com a de Eça de Queiroz - e não foi agradável. Em 1878, quando o livro O Primo Basílio, do escritor português, começou a ser comercializado nas livrarias do Rio de Janeiro, foi um sucesso de público - os leitores se encantavam com o estilo realista da escrita.

Machado, porém, não fez coro aos aplausos - em uma crítica implacável, ele condenava a "reprodução fotográfica e servil" da realidade que o colega português teria herdado do francês Émile Zola. Na verdade, como não aprovava o tom de erotismo do romance de Eça, Machado aproveita para negar um apoio à escola literária do realismo - para ele, a única personagem coerente do livro é a chantagista Juliana.

Em resposta ao ataque, Eça escreveu o ensaio Idealismo e Realismo, em que oferece um texto polêmico, marcado pelo azedume e pela polêmica. O certo é que, nesta troca de farpas, os dois autores ganharam individualmente, mesmo na diferença. "Ambos olham para Flaubert e percebem coisas distintas", observa o historiador Leandro Karnal, colunista do Estado. "Machado caminhou sempre para um afastamento quase niilista de valores consagrados. Eça terminou mais conservador, louvando família, trabalho e pátria no último texto, As Cidades e as Serras. Os estilos são diferentes. O tom reflexivo e dialógico com o leitor é, exclusivamente, machadiano. A denúncia social é mais Eça."

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Sérgio Augusto, também colunista do Estado, aponta para as diferenças que somam. "Machado, realista mais moderno e ousado, sem o ranço naturalista derivado de Zola, que tanto o incomodava, foi melhor contista que Eça, mas nem os portugueses fecham questão sobre a eventual superioridade de seu patrício como romancista. Para mim, como, aliás, para muitos autores, Machado é inexcedível."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá