Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MON e Japan House São Paulo firmam parceria para exposições intercâmbio

03/02/21 às 11:07 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Japan House São Paulo (JHSP) assinaram termo de cooperação que prevê exposições e intercâmbio de conteúdo educativo, entre outras realizações conjuntas. A primeira ação desta parceria será a exposição Japonésia, de Naoki Ishikawa, considerado um dos artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão. A mostra será inaugurada no MON em 11 de fevereiro, na sala 7.

O protocolo de intenções foi firmado pela diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, e pelo presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug, na presença da Superintendente de Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, e do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Takagi Masahiro. “Esta parceria enfatiza a intenção do MON em ampliar os horizontes, indo além da influência eurocêntrica e apresentar ao seu visitante a arte asiática, a africana e a latino-americana”, destaca a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.

"O Paraná e o Japão têm uma forte afinidade, a começar pela importante presença dos descendentes de japoneses no perfil multicultural da população do Estado. Essa parceria vai estreitar ainda mais essa relação, nos colocando em contato com a produção artístico-cultural contemporânea desse país pelo qual temos tanto respeito e admiração", afirma Luciana Casagrande Pereira, superintendente de Cultura do Estado do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

A Japan House São Paulo tem como objetivo ser uma base de difusão de diferentes vertentes da cultura japonesa e esta parceria amplia a rede de conexões com outras cidades e reforça a aproximação com o público paranaense. “Seguimos apresentando o Japão de hoje além dos muros de nossa sede em São Paulo e a parceria com o MON é um dos importantes movimentos neste sentido. Estamos felizes com esta concretização e com a aproximação com os paranaenses”, enfatiza o presidente Eric Klug.

Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, a exposição Japonésia reúne 74 fotografias, que fazem parte de distintas séries realizadas por Ishikawa durante o período de 2009 a 2019. A mostra pretende revelar as particularidades do arquipélago nipônico, ressaltando sua diversidade de paisagens e de cultura, levando os visitantes a uma verdadeira expedição por um Japão desconhecido.

MON  O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina e Moinho Anaconda.

JAPAN HOUSE – A JHSP é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente a cultura japonesa. Inaugurada em abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia.

Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.

SERVIÇO

Japonésia, de Naoki Ishikawa

A partir de 11/2

Sala 7

http://www.museuoscarniemeyer.org.br

© Copyright 2023 Grupo Tarobá