Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MON inaugura duas exposições no Google Arts & Culture

23/02/21 às 09:52 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura duas novas exposições virtuais, disponíveis na plataforma gratuita Google Arts & Culture, onde também podem ser acessadas outras 13 exposições realizadas pelo MON.

A primeira, “Fernando Velloso por ele mesmo”, em cartaz atualmente no MON, é uma homenagem aos 90 anos de vida do artista curitibano, que segue na ativa. A mostra tem curadoria de Maria José Justino e Fernando Bini. Nela, o público pode contemplar o seu primeiro trabalho premiado no tempo da Escola de Belas Artes, a produção influenciada por sua passagem por Paris, onde estudou com um dos maiores mestres do Cubismo, passando pelo despontar do apelo irresistível do Abstracionismo e a prolífica produção até as obras mais recentes.

Com mais de 70 anos de vida dedicados à arte, Fernando Velloso enriquece o acervo do MON com quatro obras de sua autoria. São elas: “Grande Composição em Azul”, “Evocação de Elementos Simbólicos”, “Totem da Floresta” e “Partida em Busca do Imaginário”. Elas estão presentes na mostra ao lado de dezenas de outras gentilmente emprestadas por colecionadores.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

A segunda, “Do figurativo ao conceitual: uma viagem pela história da arte através das esculturas”, reúne as obras expostas na área externa do Museu. A mostra é um convite para conhecer alguns dos momentos históricos da arte – desde o estilo acadêmico a expressões modernas – através das esculturas expostas no lado externo do Museu Oscar Niemeyer, compreendendo o Pátio das Esculturas e os arredores.

GOOGLE ARTS & CULTURE - O MON ingressou na plataforma Google Arts & Culture em fevereiro de 2018, ao lado dos grandes museus do Brasil e do Mundo. Além das duas novidades, outras 13 exposições estão disponíveis virtualmente. São elas: “África, Mãe de Todos Nós”; “O que é Original?”, de Marcelo Conrado; “Declaração de Princípios”, de Geraldo Leão; “Luz ≅ Matéria”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Nos Pormenores um Universo – Centenário de Vilanova Artigas”; “Irmãos Campana”; “Não Está Claro até que a Noite Caia”, da artista Juliana Stein; “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira; “O Último Império”, de Serguei Maksimishin; “Man Ray em Paris”; “Antanas Sutkus: Um Olhar Livre” e “União Soviética Através das Câmeras”.

Lançado em 2011, o Google Arts & Culture tem parcerias com mais de 2 mil museus e instituições culturais em todo o mundo. O MON está entre os mais de 60 museus brasileiros desde fevereiro de 2018.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá