Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Morre Nelly Novaes Coelho aos 95 anos

28/12/17 às 17:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Morreu no último dia 29 de novembro a professora e ensaísta Nelly Novaes Coelho, aos 95 anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 28, pela família. Segundo o filho de Nelly, Márcio Novaes Coelho, ela sofreu um ataque cardíaco há 3 anos e tinha um quadro de demência. Nos últimos meses, o coração ficou cada vez mais fraco e a falência do órgãos ocorreu no dia 29 de novembro. A missa de 30 dias será realizada nesta sexta-feira, 29, às 17h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (R. Honório Líbero, 90 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP).

Referência nacional na área de literatura infantil e juvenil, Nelly criou em 1980 a primeira cadeira sobre o tema no curso de letras da USP. Na década de 1960, foi colaboradora frequente do jornal O Estado de S. Paulo.

Ela iniciou a carreira acadêmica em 1955 no mesmo curso, e em 1961 assumiu uma cadeira na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Unesp de Marília. O interesse por literatura infantil se intensificou no fim dos anos 1970, em 1981 ela se tornou professora adjunta da USP, e quatro anos depois assumiu como titular. Em 1992 foi aposentada compulsoriamente, mas seguiu se dedicando a projetos como a reedição do Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira (publicado originalmente em 1983, reeditado em 2007), que cataloga 704 autores.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Na época da nova edição, em 2007, a escritora falou à reportagem e manifestou sua admiração pela obra de Monteiro Lobato. "Ele possuía um forte desejo de ruptura que vai se concretizar na invenção literária que caracteriza seu estilo para crianças: a fusão do real com o maravilhoso, no qual a lógica tradicional é abolida e um novo espaço é aberto para a crítica", disse, na ocasião.

Ela também elogiou os livros da série Harry Potter. "Eu adoro. Ele traz a multiplicidade de visões de um mesmo objeto que marca a literatura atual. A autora trabalha com todos os arquétipos da condição humana (paixão, ciúmes, ódios) e é muito benéfico para a formação de uma consciência de mundo", disse.

Nelly é autora de diversos livros considerados marcos no estudo de literatura infantil no Brasil, entre eles Literatura Infantil - Teoria, Análise, Didática (1981), Panorama Histórico da Literatura Infantil/Juvenil (1984) e O Conto de Fadas - Símbolos, Mitos, Arquétipos (1987).

Sua aposentadoria em 1992 não a afastou da Universidade. Entre cursos de pós-graduação e orientação de estudos, ainda se dedicou à literatura produzida por escritoras, que resultou no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras (2002).

A notícia da sua morte repercutiu muito nos círculos acadêmicos e literários, com muitos ex-alunos, colegas e escritores prestando homenagens ao legado de Nelly.

"Professora titular da USP, a professora Nelly foi pioneira na inclusão da literatura infantil no horizonte universitário brasileiro", escreveu a pesquisadora Marisa Lajolo, em seu perfil no Facebook. "A partir de 1982, ano da publicação de seu 'Dicionário Crítico de Literatura Infantil e Juvenil Brasileira', ela foi incansável na promoção da área, que - sem ela - fica mais pobre. Que estas linhas sejam uma homenagem póstuma. Merecida, justa e sincera."

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil também prestou uma homenagem. " Nelly desempenhou um importante papel na LIJ brasileira ao lançar o "Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira" (Companhia Editora Nacional) em 1983, primeira obra sobre o tema que se tornou referência para pesquisadores e especialistas. (...) Nelly deixa um legado único no campo da Literatura e, em especial, na LIJ, como pioneira nos estudos e pesquisas dos livros para crianças e jovens", diz a nota da instituição.

A escritora Ana Maria Machado também usou as redes sociais para prestar uma homenagem. "Entre as obras dessa professora e pesquisadora, de grande qualidade intelectual e imensa capacidade de trabalho, destaca-se seu olhar atento sobre os livros para crianças e jovens, aos quais dedicou vários títulos -- como seu precioso clássico, o "Dicionário Crítico da Literatura infantil e Juvenil Brasileira", escreveu Ana Maria.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá