Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mostra Mundo Árabe quer estreitar ligações com o Brasil

08/08/18 às 07:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Mal termina a 8 1/2 Festa do Cinema - nesta quarta, 8 - e já começa a 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que coexiste, nas telas da cidade, com o 12º Festival de Cinema Judaico. Pelo menos em São Paulo, capital da diversidade, povos e culturas em litígio no Oriente Médio conseguem mostrar sua cara através do cinema. Existem filmes e locais de exibição para todos. Até dia 27, a Mostra Mundo Árabe exibirá 23 filmes que retratam a realidade política, social e cultural de países árabes, bem como filmes brasileiros e latino-americanos com temática relacionada à cultura e à imigração árabes.

A edição de 2018 contempla os eixos temáticos e sessões permanentes - Panorama Mundo Árabe, Sessão Diálogos Árabe-Latinos, Panorama Cinema Palestino, e Panorama Franco-Árabe. O filme de abertura, às 20h30 desta quarta, no Cinesesc, é a produção palestina Wajib - Um Convite de Casamento, de Annemarie Jacyr. (O outro local de exibição é o CCBB.) Wajib conta a história de viúvo cuja filha está para se casar, e ele vai viver sozinho. O filho arquiteto mora em Roma e retorna só para ajudar o pai a distribuir os convites, como reza a tradição. Nesse único dia juntos, estouram os conflitos - e a diretora faz uma sutil radiografia do choque entre tradição e modernidade.

É intenção dos organizadores salientar o reconhecimento cultural entre Brasil, América Latina e Mundo Árabe, criando um enlace de culturas, trajetórias e histórias. "São filmes que retratam as relações sociais e culturais no mundo árabe, que têm um olhar humanista, que falam de dramas humanos que nos são comuns e que rompem com estereótipos e simplificações", avalia Natalia Calfat, diretora de Relações Nacionais do ICArabe, que integra o grupo organizador da Mostra.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Entre os convidados especiais estão o brasileiro Omar Barros Filho, de A Palestina Brasileira; os argentinos Fernando Romanazzo e Cristian Pirovano, de Yallah! Yallah!, e o alemão de família tunisiana Atef Ben Bouzid, de Cairo Jazzman - O Ritmo de Uma Megacidade. O filme da dupla argentina retrata a paixão dos palestinos pelo futebol e as dificuldades que a ocupação israelense impõe à prática do esporte.

Omar de Barros Filho, que seus amigos jornalistas conhecem como Matico, foi um dos fundadores - com Marcos Faerman - do jornal alternativo Versus. Gaúcho, ele se surpreendeu ao descobrir que o Rio Grande tem a maior comunidade palestina do Brasil. Filmou algumas famílias e seus parentes no Oriente Médio, que vivem sob regime militar. A Palestina Brasileira revela um outro olhar sobre o Oriente Médio.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá