Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Mungunzá faz 10 anos e revisita repertório com mostra de espetáculos e livro

16/10/18 às 13:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Um dos grupos de teatro que mais movimentou a cena paulista nos últimos dois anos, a Cia Mungunzá de Teatro, começa nesta terça-feira, 16, uma mostra de repertório em comemoração aos 10 anos, em sua sede, o Teatro de Contêiner.

Ao longo de uma década, o coletivo estreou cinco espetáculos e Epidemia Prata, o mais recente, abre a programação, até o dia 26/10. A montagem debate a percepção dos artistas sobre a o entorno da Cracolândia, a violência e problemas da própria arte teatral. Em seguida vem Poema Suspenso para Uma Cidade em Queda, de 2 a 12/11. "Remontar nos ajuda e rever a própria criação e enxergar o que se mantém relevante para nós nesse momento", conta o ator Marcos Felipe.

A novidade fica com Luis Antonio-Gabriela que contará, pela primeira vez, com uma artista trans no elenco, a atriz Fabia Mirassos. Nos últimos dois anos, a peça chegou a ser criticada e atacada por não trazer artistas trans no elenco. Na comemoração, o grupo entendeu que abrir espaços e oportunidades tornou-se uma preocupação da atualidade. "Queremos ser artistas do nosso tempo", conta Felipe. "Se inclui dar passagem para quem está pedindo, estamos felizes."

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Para Fabia, o ofício de atriz é o que a autoriza a viver inúmeros papéis. "Na interpretação posso fazer qualquer personagem, como já faço. Por outro lado, se uma história envolve alguém trans, temos que ser primeira opção."

A peça, que faz temporada de 16 a 26/11 narra a vida trágica de uma travesti que deixa a família no Brasil para morar na Espanha. A montagem que já foi vista por mais de 50 mil pessoas, um marco para grupos teatrais deste quilate. "Foi nossa segunda peça e com ela nos alicerçamos artisticamente e financeiramente."

A mostra segue com Porque a Criança Cozinha na Polenta, de 30/11 a 10/12. E encerra com a peça infantil Era uma Era (3 a 11/11). No dia 17/11, o grupo ainda lança o livro Mungunzá: Obá! Produção Teatral em Zona de Fronteira, de Alexandre Mate.

MOSTRA 10 ANOS CIA MUNGUNZÁ Teatro de Contêiner. R. dos Gusmões, 43. Tel.: 97632-7852. 16/10 a 11/11. Ingresso: Pague quanto puder.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá