Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Museu Histórico divulga programação da 18º Semana Nacional de Museus

21/05/20 às 09:08 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em comemoração a 18ª Semana Nacional de Museus, a região metropolitana de Londrina terá programação especial em ação conjunta do Museu Histórico de Londrina/UEL, Museus de Arte de Londrina, Rolândia, Cambé e Ibiporã. Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), das 14 às 16 horas, serão realizadas roda de conversa e encontro virtual entre diversos convidados e instituições para debater a temática "Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão". O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas a no máximo 100 ouvintes. Para participar, é necessário fazer inscrição - AQUI.

Nesta quinta-feira (21), das 14 às 16 horas, a programação traz apresentação de experiência e roda de conversa com os idealizadores da Inserção da memória Indígena na exposição de longa duração do Museu Histórico de Londrina "Pe. Carlos Weiss". A atividade será realizada na Plataforma Zoom, com o envio do link para os inscritos.

Na roda de conversa serão abordados aspectos da memória e das formas de vida, no passado e no presente, das três etnias indígenas que habitam esta região: Guarani, Kaingang e Xetá. Os pesquisadores participantes serão Eduardo Tardeli, Fernanda Nasser, Genilda Rodrigues e Luis Henrique Mioto. Este projeto teve em 2019, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). 

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Na programação do dia 22 consta o encontro online "Inclusão e Diversidade" entre os Museus Históricos e de Arte e Instituições de Educação Especial, das 14 às 16 horas. Participarão integrantes das seguintes instituições: Parque Escola Bico Amarelo, Associação Famílias Especiais de Londrina (AFEL), Instituto Não me esqueça e Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES).

Parceiros - Segundo a diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, professora Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), a atividade conjunta com outros museus da região teve início no ano passado, durante a Primavera dos Museus, realizada no mês de setembro. Para este ano, a programação da Semana dos Museus foi pensada com atividades em formato misto. A proposta inicial, entretanto, precisou ser adaptada para o formato virtual, devido à pandemia da COVID-19.

Sobre a temática da diversidade e inclusão, abordada no evento, Edméia Ribeiro destaca a experiência do Museu em inserir a exposição da cultura indígena. "O interessante é que nós vivenciamos isso, no ano passado. Agora, podemos trazer essa experiência e outros museus também podem trabalhar com a questão da invisibilidade nas suas exposições históricas", relata. Além disso, a diretora do Museu Histórico afirma que a participação das instituições vai possibilitar o diálogo e propor alternativas para inclusão de diversos os públicos no Museu.

(Agência UEL)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá