Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Museu Oscar Niemeyer bate recorde de visitação em 2019

13/01/20 às 20:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O turismo comemora mais um recorde no aumento de turistas conhecendo destinos brasileiros. É o caso do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, que recebeu 377,7 mil pessoas em 2019, maior número registrado desde que foi inaugurado, há 17 anos.

O resultado, no ano passado, representa um aumento de 21,3% em relação a 2018 e uma média de mais de 30 mil visitantes por mês. O recorde anterior era de 2017, quando o local recebeu 367,6 mil pessoas. Considerado o maior museu de arte da América Latina, o MON conta com um acervo 7 mil peças em um espaço de mais de 35 mil m² de área construída.

Segundo dados da Demanda Turística Internacional, pesquisa realizada anualmente pelo Ministério do Turismo, o principal motivo dos turistas internacionais para visitar Curitiba (PR) é em busca de cultura. Na avaliação sobre a satisfação do visitante na capital paranaense, 88,4% declaram que a viagem atendeu plenamente ou superou as expectativas e 96,8% pretendem retornar ao destino.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que a constante melhoria na estruturação dos destinos turísticos brasileiros e a atração cada vez mais expressiva de investimentos ao país, prioridades adotadas na atual gestão, contribuem para chegar a resultados como esses. “O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo governo federal é focado em investir robustamente na infraestrutura dos destinos turísticos brasileiros, com melhoria não só por meio de obras, mas na qualificação da oferta, dos profissionais, na segurança dos turistas, entre outros aspectos. Esses resultados também demonstram o regaste ao patriotismo e da confiança no Brasil, com um mercado mais aberto e uma economia mais sólida e com crescimentos sucessivos”, destaca o ministro.

Para a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika, os números alcançados comprovam que as ações inovadoras desenvolvidas pelo MON têm estimulado a frequência ao local e o envolvimento de diferentes perfis de público nos programas educativos. “O Museu é um espaço vivo, de diálogo permanente, que deve extrapolar a função contemplativa e instigar a participação de seus visitantes, e o Arte para Maiores faz isso com excelência”, comenta Juliana Vosnika.

Ao longo de 2019, o MON realizou 11 exposições, entre elas a “Ai Weiwei Raiz”. Foi a primeira temporada brasileira de exposições da obra do artista chinês Ai Weiwei, reverenciado como um dos grandes nomes da cena contemporânea mundial e notório devido ao interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas.

NOVIDADE – Para celebrar o 17º aniversário este ano, o museu lançou um concurso de fotografias que vai até o dia 1º de março. De acordo com os organizadores, a campanha “#meumon: revele o museu que só você vê”, tem como objetivo envolver ainda mais o público e estimular o visitante a descobrir locais e ângulos inusitados do museu, especialmente no período de férias.

As 17 fotos consideradas mais originais e criativas, que serão escolhidas por uma comissão avaliadora, ganharão 100 ingressos para visitar ou presentear amigos e familiares ao longo de 2020. Para participar, é necessário postar uma foto do museu no Instagram, marcando @museuoscarniemeyer e #meumon. A ação é válida apenas para essa rede social, e é necessário seguir o perfil do MON. Leia o regulamento do concurso.

SOBRE O MUSEU – O Museu Oscar Niemeyer pertence ao Governo do Estado. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Inaugurado em 22 de novembro de 2002, o projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período cerca de 350 mostras nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 360 mil visitantes. O horário de funcionamento é das dez da manhã às seis da tarde, de terça a domingo. Nas quartas-feiras, a entrada é gratuita.

Com informações: Turismo.gov

© Copyright 2023 Grupo Tarobá