Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Museu Oscar Niemeyer lança catálogo da exposição do artista francês François Andes

27/08/21 às 10:24 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

Já está disponível na MON Loja o catálogo da exposição “A Travessia do Desastre”, do artista francês François Andes. Realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, a mostra foi apresentada pela primeira vez no Brasil neste ano, no MON.

É um instigante conjunto de obras – desenhos, intervenções in situ (no lugar), esculturas, figurinos e máscaras – que leva o público a um fascinante intercâmbio entre a cultura de países asiáticos e do Brasil.

A mostra foi concebida durante períodos de residência artística de François Andes e do curador Luiz Gustavo Carvalho, realizada no Brasil, Vietnã, Camboja e Coreia do Sul, entre 2016 e 2019.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Várias obras foram criadas especialmente para a exposição do artista no MON, inspiradas pela coleção de arte asiática do Museu. Entre elas, “A Tempestade”, baseada em porcelanas chinesas; “Três Estudos para Motivos Têxteis”, realizada a partir de leques japoneses, e “O Destecer do Arco-íris”, com referência à Deusa-Mãe de origem indiana.

Por escolha curatorial, obras da Coleção Asiática do MON participam da exposição de Andes, em cartaz na Sala 2, e também fazem parte do catálogo.

O ARTISTA

François Andes vive e trabalha em Lille (França). Seu trabalho foi exibido em instituições de renome internacional, como o Centre d'Arts Visuels le Labanque, Béthune (França); Musée du Château de Flers, Lille 3000, Villeneuve d'Ascq (França); Museu de Bailleul e Fort de Mons (França); e Oulan Bator, Pôle d'Art Contemporain, Orléans (França).

Andes também realizou performances durante a Nuit Blanche, Paris (França), e na Bienal de Mons (Bélgica). Em 2015, foi artista residente na Mons 2015 – Capital Europeia da Cultura. Foi também, em 2017, o artista principal do Salão Internacional de Desenho Contemporâneo DessinParis17.

Participa frequentemente de residências em centros de arte contemporânea, como o Instituto Francês de Tétouan (Marrocos), Villa Saigon, Cidade de Ho Chi Minh (Vietnã), Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (Rio de Janeiro) e Fundação With Artist (Coreia do Sul). Em 2019, criou os elementos cênicos e figurinos para o espetáculo “BWV 988: Trinta Possibilidades de Transgressão”, que estreou no Teatro Plínio Marcos, em Brasília (Brasil). Em 2020, seu trabalho foi exibido na Biblioteca Alexis de Tocqueville, em Caen, e no Centro Cultural Coreano, em Paris. Uma exposição monográfica de seu trabalho será apresentada no Centre d’Arts Visuels le Labanque, Béthune (França), até julho de 2021.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá