Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

"Música como rádio Rádio como música" é atração do Festival de Música de Londrina

03/12/20 às 10:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O 40º FIML traz nesta edição a oficina “Música com rádio Rádio como música” nos dias 07 e 08 de dezembro, das 9h às 12h, sob a coordenação dos professores Janete El Haouli e José Augusto Mannis.  As inscrições para esta e outras atividades seguem abertas até o dia 03 de dezembro, e podem ser feitas pelo site do evento: www.fiml.art.br  

 Dirigida a estudantes e profissionais das áreas de música, teatro, cinema, jornalismo e interessados, o encontro pretende instigar os participantes a despertarem o olhar para o potencial do rádio como mídia criativa e não apenas reprodutiva.

 “Que se amplie a percepção do rádio como mídia e como gerador de conhecimento bem como se amplie as maneiras de escuta dos ouvintes e, de maneira geral, a sensibilidade para outras narrativas sonoras inventivas. Enfim, que possam perceber o potencial do Rádio também como um recurso criativo e um meio de expressão artística”, explicam os professores Janete El Haouli e José Augusto Mannis.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

A força do rádio

Segundo os professores, a mídia Rádio tem ocupado importante espaço e tem sido campo de investigação principalmente entre artistas sonoros, visuais, multimídia, poetas, dramaturgos e músicos em vários países. “Muitos arte-educadores também têm utilizado o rádio como meio de criação sonora e, muito mais nesse momento de pandemia, pois o rádio é um meio de comunicação à distância, assim como é a internet”, reiteram.

 Quando produzido com sensibilidade e competência artística, o rádio é uma mídia que estimula a imaginação. “Tudo o que ouvinte escuta, ele recria internamente construindo um contexto e um cenário conforme sua interpretação e assim, ele sempre exercita sua imaginação criativa enquanto escuta. Estimular e despertar o interesse de estudantes,  profissionais da música e pessoas interessadas em rádio, poder mostrar como emissoras públicas, principalmente as rádios educativas, culturais e universitárias (portanto, não comerciais) podem criar espaços de experimentação da linguagem sonora propiciando a produção e transmissão de outras narrativas sonoras além do já desgastado modelo de transmissão de músicas e notícias, nos parece uma opção necessária.”

(Assessoria)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá