Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Paranaenses conquistam terceiro lugar na Olimpíada de Robótica

16/11/20 às 15:13 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A equipe CDRS Robocep, formada por quatro alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná (CEP), ficou em terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria “Apresentação — Modelagem Virtual”. O resultado foi divulgado no sábado (14), após o encerramento das competições da fase nacional, que foram transmitidas pelo canal de YouTube da Olimpíada.
Os estudantes criaram um robô digital, totalmente autômato (toda a programação teve de ser feita previamente, não sendo possível controlá-lo na hora), para participar de uma simulação. Nela, o robô precisa concluir o desafio de percorrer um caminho, desviar de obstáculos e resgatar vítimas que estão presas.

Para a modalidade “Apresentação”, os alunos tiveram que gravar um vídeo explicativo, contando como foi todo o processo de criação, até a finalização do trabalho.

A competição ocorreu de maneira virtual pela primeira vez, devido à pandemia, por meio da plataforma de simulação Sbotics. A preparação dos estudantes contou com reuniões diárias realizadas pelo Google Meet e guiadas pelo professor Tony Groch, coordenador do laboratório de robótica do CEP.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

“Não é só ensinar a programar; é ensinar tecnologia, matemática, engenharia e desenvolvimento interpessoal. São vertentes importantes para que o aluno desenvolva habilidades para toda a vida”, afirma o professor, que ensinou aos alunos uma nova linguagem de programação, a R-Educ. “Por causa das competições de que a gente participa, o trabalho em equipe é muito valorizado. Acaba aquela imagem estereotipada do nerd que não sabe se comunicar. Os alunos têm que aprender uns com os outros, trocar conhecimento entre si”, acrescenta.
Além da equipe CDRS Robocep (que competiu nas categorias “Apresentação” e “Simulação”), o CEP também classificou a equipe InfnitysUniverse Robotics — formada por alunos do Ensino Médio — para a etapa nacional na categoria “Simulação”.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá