Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Professora da UEL organiza livro sobre contracultura brasileira

02/09/20 às 10:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

“A contracultura brasileira teve um caráter artístico que propôs também um novo entendimento sobre a questão identitária nacional”. A explicação é da professora Patrícia Marcondes de Barros, do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), da UEL. Juntamente com a pesquisadora Isis Rost, a professora da UEL assina a organização do livro “Transas da contracultura brasileira”, lançado recentemente pela editora maranhense Passagens.

A professora explica que a obra reúne vasto material, com entrevistas e depoimentos de personagens que viveram as experiências dos anos 1960 a 1980. “Tempos de explosão criativa, transformações comportamentais profundas”, afirma. “O livro transita por espaços variados do Rio de Janeiro, às manifestações e ecos em terras fora do eixo principal, como São Paulo, São Luís, Teresina e Londrina”. O professor Frederico Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, também do CCH, assina o artigo “Poesia in Concert na Cena Cultural Londrinense”.

Na primeira parte do livro, há entrevistas e depoimentos de Luiz Carlos Maciel, Ricardo Chacal, Jards Macalé, Helena Ignez , ao lado dos maranhenses Cesar Teixeira e Murilo Santos, integrantes da primeira turma do Laborarte, e de Edmar Oliveira , participante da cena que se desenvolvia em Teresina. Há, também, uma entrevista realizada por Joca Reiners Terron com Régis Bonvicino sobre Walter Franco. Na segunda parte, pesquisadores de diferentes locais relatam experiências de pontos variados do país. 

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Confira a entrevista completa com a professora Patrícia Marcondes de Barros na página da Agência UEL

ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA NÓS ATRAVÉS DO WHATSAPP DO TAROBANEWS (43) 99995-1367 E PARTICIPE DO GRUPO PARA RECEBER O RESUMO DE NOTÍCIAS DO DIA CLICANDO AQUI.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá