Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto CICLO apresenta minidocumentário e programação para dezembro

16/11/21 às 21:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na próxima sexta-feira (19), às 20h, o Circuito de Artes e Conceitos de Londrina (CICLO) fará uma live para o lançamento da programação da ação “Sedentos”, que irá ocorrer de 27 de novembro a 11 de dezembro na UniCesumar Londrina (Av. Santa Mônica, 450). Na mesma ocasião, também será lançado o minidocumentário “CICLO na Concha”, um registro audiovisual da ação promovida pelo movimento no último dia 1º de maio, data de aniversário da Concha Acústica. Com o título “Eu te Darei o Céu Meu Bem”, a intervenção foi realizada pelo artista Danillo Villa. A live será transmitida pelo canal de Youtube do projeto (clique aqui).

A transmissão vai contar com a participação de Maria Fernanda Coelho e Patricia Braga Alves, sócias na Palipalan Arte e Cultura, entidade responsável pelo CICLO. As duas divulgarão a programação de “Sedentos”, a ação que marca a volta do movimento aos eventos presenciais. De 27 de novembro a 11 de dezembro de 2021, o CICLO recebe a visita de Mario Biagini, diretor do Open Program/Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, acompanhado de parte do seu grupo de pesquisa teatral e convidados. Eles vêm à cidade para conduzir um workshop para atores, músicos e participantes da ação Cartão de Visitas, no biênio 2020/2021. Os encontros culminarão na apresentação presencial do espetáculo “Sedentos”, inspirado em trechos da obra “A Grande Bebedeira”, do escritor surrealista francês René Daumal. A estreia acontece no dia 9 de dezembro, com reapresentação no dia 11, sempre às 20h, no estacionamento do Campus da UniCesumar em Londrina. Junto com a performance, também será exibida a instalação “Eu te Darei o Céu Meu Bem”, do artista Danillo Villa. Os eventos são gratuitos, abertos ao público.

Próximas ações – De 4 a 8 de dezembro, Biagini ministra um seminário para professores universitários e interessados em geral. No dia 6 de dezembro, às 11h, fará uma conferência no Espaço Vila Rica, abordando o seu trabalho no momento atual, como ele foi afetado pela pandemia e suas ideias para o futuro. O evento será transmitido virtualmente, por meio da plataforma do Festival Internacional de Música de Londrina, parceiro institucional do CICLO. Outro ponto de destaque na programação é a parceira com o coletivo Ciranda da Paz para a realização do “Mural das Artes”, nos dias 4 e 5 de dezembro, no Jardim Nossa Senhora da Paz.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O Ciranda da Paz é um dos participantes da iniciativa Cartão de Visitas, juntamente com a Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná, o projeto Brisa/Funcart e os estudantes indígenas ligados à Comissão Universidade para os Índios (CUIA), da Universidade Estadual de Londrina.

A ação “Sedentos” é uma realização da Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Conta com patrocínio da Copel e UniCesumar, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio institucional da Superintendência Estadual de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura de Londrina; apoio da Visualitá Gestão em Design Estratégico; e parceria institucional com o Festival Internacional de Música de Londrina, Folha de Londrina e Espaço Vila Rica.

Registro – O minidocumentário “CICLO na Concha” registra todo o esforço para a realização de algo poético em meio ao caos instalado pela crise provocada pela pandemia. As imagens captadas pela RubroLab mostram toda a montagem da instalação artística idealizada por Danillo Villa, retratando a arte como veículo e instrumento na promoção do encantamento, em um momento difícil para todos e, em especial, para os trabalhadores da cultura. Uma faixa de tecido com a frase poética “Eu te Darei o Céu Meu Bem”, com 30 metros de comprimento, foi içada com um guindaste.

A ação também contou com uma iluminação cênica especial, que coloriu todo o espaço ao som da Valsa para Londrina, do compositor londrinense Arrigo Barnabé. O evento, que gerou 45 empregos temporários, contou com o patrocínio do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Londrina, e apoio da Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina, RubroLab e Bortolotto Transportes e Guindastes. 

Histórico – Concebido antes da pandemia, o CICLO fez sua estreia em meados de 2020, no auge da crise sanitária, por meio de recursos próprios e com importantes parcerias nacionais e internacionais. Com uma programação atenta aos movimentos da sociedade e seu relacionamento com a arte e cultura, o CICLO demonstrou sua capacidade de realização e sua missão de contribuir no contágio positivo da beleza, do acolhimento e da sensibilidade em tempos tão duros. Ainda em 2020, realizou um verdadeiro festival online com espetáculos, encontros e um evento ao ar livre, o Rever a Volta, com projeções no Edifício Julio Fuganti, no coração de Londrina. Em 2021, as atividades continuaram na forma de encontros virtuais entre os participantes do Cartão de Visitas e a realização do “CICLO na Concha”, com a intervenção artística “Eu te Darei o Céu”, assinada pelo artista plástico Danillo Villa no dia 01 de maio. A vinda de Mario Biagini para Londrina marca o encerramento da primeira fase do Cartão de Visitas e direciona para a evolução do conceito da ação em 2022.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá