Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto Londrina Sonora lança exposição on-line

27/11/20 às 11:02 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O projeto Londrina Sonora lançará, na sexta-feira (27), às 12h, uma exposição on-line e multissensorial. A proposta é que o espectador faça um passeio auditivo por meio de fotografias tiradas em Londrina nos anos 30. A mostra ficará disponível até maio de 2021 e os interessados em conferir poderão acessar o site www.londrinasonora.com.

A exposição busca ressignificar a história e trazer novas perspectivas a partir da vinda dos colonizadores ingleses e o loteamento feito pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Aliando pesquisa histórica, fotografia e composição musical em som binaural, a mostra irá retratar o período que vai de 1930 até 1939 de maneira inédita.

O projeto é fruto de uma minuciosa pesquisa em busca de imagens, fotografias e documentos que retratassem o período em questão. Após a pesquisa, foram escolhidas 30 fotografias e cada uma delas ganhou composições de paisagens sonoras, todas serão reproduzidas a partir da técnica de reprodução de sons binaurais.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

A compositora do projeto, Erisla Pastore, explica que é a primeira vez que Londrina recebe um projeto que une fotografia e composição. “Essa união de múltiplas linguagens, apresenta a história da fundação da cidade, que, algumas vezes, fica restrita à alguns acontecimentos. Queremos apresentar toda a história”, frisou.

Pastore conta, ainda, que na época de 30 o acesso a fotografia era restrito a quem tinha poder aquisitivo para pagar pelo registro. “Tirar uma foto era um evento. Além de reavivar, vamos refletir as memórias, experimentar e imergir juntamente com o espectador ao ver as fotos e escutar as composições criadas para cada uma. É um resgate da identidade histórica londrinense feita a partir de sensações”, explicou.

A equipe multidisciplinar do projeto é constituída pelos compositores Erisla Pastore e Daniel Simitan, pelo fotógrafo Rei Santos, pela designer Camila Wiechert, o historiador Calebe Viana, a produtora Laís Iracema e conta também com a jornalista Maria Eduarda Oliveira.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá