Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto Orquestra de Pandeiros se apresenta nesta segunda-feira em Londrina

18/12/22 às 14:04 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O projeto cultural de música Orquestra de Pandeiros está chegando ao fim e, para celebrar o sucesso de sua segunda edição, a coordenadora e professora Maria Carolina Thomé realizará uma apresentação em cortejo com os alunos da oficina. A apresentação será na segunda-feira (19), às 18h, na Praça da Bandeira, em frente à Catedral de Londrina.


A Orquestra de Pandeiros vai contar com um reforço especial durante o cortejo, pois também estarão presentes os integrantes do projeto “O Canto em Cena” que também conta com patrocínio do Promic. Ambas as apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral.


De acordo com a coordenadora da iniciativa e percussionista, Maria Carolina Thomé, o Promic viabiliza ações criativas, desenvolvimento de pesquisas artísticas, múltiplas ações de vilas culturais e formações artísticas que são oferecidas à população de Londrina. “A cultura é um bem que contribui para a formação humana, através do qual elaboramos e expressamos nosso comportamento e visão de mundo, produzindo nossa subjetividade e bem-estar. Isso reverbera diretamente na segurança pública, a ponto de ampliar as perspectivas de vida dos sujeitos para além das impostas por determinadas situações sociais”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem


Thomé salientou que a iniciativa irá a dois espaços públicos bastante frequentados pela população para apresentar o trabalho desenvolvido. “Vamos compartilhar nosso processo com quem somente iria às compras, e que agora terá a possibilidade de conhecer uma orquestra com mais de vinte pessoas fazendo música juntas. Isso é impulso de vida!”, disse.


Durante as oficinas, os participantes puderam aprender a tocar pandeiro tradicional de platinelas e frame drum (uma espécie de tambor). As aulas foram desenvolvidas a partir de estudos baseados nos ritmos mais populares da cultura brasileira, como maracatu, ijexá, baião e samba, entre outros.


A participante Mariana Franco, que esteve nas duas edições do projeto, contou que na primeira edição tocou o pandeiro de platinelas e, na segunda, praticou o frame drum. “Nas aulas, tem desde pessoas que nunca tinham tido experiência nenhuma com música até músicos profissionais, todos tocando juntos, cada um respeitando o tempo do seu próprio desenvolvimento. Há espaço para todos se desenvolverem. É muito importante que as políticas públicas continuem favorecendo projetos como esses, e que os incentivos cresçam para que mais ações possam ser contempladas, pois a cidade transborda em criatividade e arte, que cura e transforma realidades”, frisou.


O projeto teve início em 5 de outubro de 2022, e contou com a participação de 75 inscritos nas aulas gratuitas. As oficinas foram realizadas no Centro Cultural Seta (Rua Guararapes, 579), Jardim Higienópolis, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, e aos sábados, das 15h às 17h. Em suas duas edições, o projeto Orquestra de Pandeiros impactou diretamente mais de cem pessoas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá