Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto sobre a umbanda em Londrina tem lançamento com debate no Museu Histórico

29/01/22 às 15:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O projeto “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para Construção da Tolerância”, que aborda diversos aspectos da religião da umbanda, com foco em Londrina, será lançado na próxima quarta-feira (2), às 20h, com um debate no Museu Histórico. A proposta do encontro é apresentar a iniciativa e suscitar a reflexão entre os participantes, permitindo ao público conhecer mais sobre a religião fundamentada em vibrações de matrizes africana e indígena, com fortes incorporações de elementos católicos e até mesmo kardecistas.

A entrada para o evento é livre, mas os interessados devem reservar ingresso de forma antecipada pelo e-mail [email protected] . Durante a atividade, os participantes devem se manter de máscara facial e respeitar os protocolos vigentes de prevenção à Covid-19.

O debate contará com a participação de Mãe Josi de Yemanjá, que há 22 anos está como mãe de santo no Terreiro Manoel de Umbanda, e de Kattelyn Monte Paiva, estudante de Medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL), cuja iniciação na umbanda se deu ainda na infância. Há 18 anos ela pratica a religião no Terreiro Manoel de Umbanda. A mediação será feita por Fábio Lanza, graduado em Ciências Sociais, com mestrado em História e doutorado em Ciências Sociais. Ele atua como professor do Departamento de Ciências Sociais, da graduação, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (mestrado), e da especialização em Religiões e Religiosidades na UEL.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o projeto “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para Construção da Tolerância” é uma realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), que firmou parceria com o Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR), da UEL. A coordenação-geral do projeto é de Chris Vianna, produtora cultural londrinense.

De acordo com Chris Vianna, o preconceito religioso está presente no cotidiano social quando o assunto é a umbanda e outros segmentos religiosos afro-brasileiros. “É importante reforçar que, sim, existe no Brasil um forte racismo cultural e intolerância religiosa, que atingem, sobretudo, as expressões ligadas às culturas afro-brasileiras. Percebemos que, entre diversos fatores, este preconceito decorre do desconhecimento da origem dessas religiões e manifestações, bem como da falta de informações sobre o papel por elas desempenhado”, frisou.

Para a coordenadora, a partir da propagação do conhecimento sobre as expressões culturais afro-brasileiras, estimulando as pessoas a refletirem, é possível combater de forma mais eficaz o racismo cultural e religioso. “A ideia do projeto é incentivar a formação cidadã para o respeito e reforçar a importância da valorização da pluralidade religiosa, por meio do intercâmbio de conhecimentos, além de ações educativas voltadas à preservação da nossa memória histórica e cultural. Será apresentado o cotidiano da umbanda em Londrina, passando por suas trajetórias e histórias, e destacando personagens importantes que participaram da construção da cultura umbandista na cidade”, contou.

O projeto “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para Construção da Tolerância” contempla a publicação de um livro com textos do escritor Maurício Arruda Mendonça e fotos de Yashiro Yamasu, a produção de um documentário sob direção do cineasta Carlos Fofaun, e que ficará disponível no canal do YouTube do projeto e em outras redes sociais, além da construção de um site permanente com informações atualizadas.

Por meio dessa iniciativa, ainda serão realizados 15 debates e palestras em terreiros, escolas de capoeira e no Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. O projeto direciona-se também ao público jovem e alunos do Ensino Médio. Para isso, serão selecionadas, através de editais, cinco escolas, cada uma localizada numa região de Londrina.

Personagens notáveis – O novo projeto abrange diversas manifestações relacionadas à umbanda, começando pela investigação da história dos terreiros (ou congás), que surgiram para o atendimento de um significativo número de pessoas da sociedade londrinense e até mesmo de cidades vizinhas. Para isso, é lançada luz sobre o cotidiano da religião em Londrina, dos primórdios aos dias atuais, apresentando e destacando personagens importantes no processo de construção da cultura umbandista na cidade.

Entre os nomes mostrados estão o Pai Roberto de Ogum (Pai de Santo do terreiro Ilê Axé Estrela Guia, que se
localiza no Jardim das Palmeiras, Zona Norte de Londrina; Pai Sena de Ogum e a Mãe Josi de Yemanjá , ambos coordenadores do Centro Umbandista Manuel de Umbanda, localizado no Jardim Califórnia, região leste, entre outros expressivos terreiros onde se pratica a umbanda.

Segundo a coordenadora de pesquisa de “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para Construção da Tolerância”, Fernanda de Abreu, um dos aspectos mais importantes do projeto consiste na oportunidade de dar voz a sujeitos locais que, historicamente, nunca foram ouvidos. “Buscar essas vozes da umbanda na cidade, registrá-las e valorizá-las é muito gratificante. Com isso, promove-se uma forma de justiça social. O compartilhamento de vivências expande nossas referências culturais e históricas e, especialmente, nos enriquece enquanto sociedade”, concluiu.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá