Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria de Cultura homenageia grupos remanescentes de Companhia de Reis

27/01/23 às 20:07 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) vai prestar homenagem a grupos de Companhia de Reis remanescentes do norte do Paraná, também chamada de Folia de Reis, uma das mais antigas e importantes tradições da cultura do povo brasileiro. A iniciativa acontecerá na festa de Encontro de Bandeira de Reis, que será realizada no domingo (29), das 7h às 17h, na Rua Praia da Baleia, 700, no Jardim Porto Seguro, região norte.


A homenagem será feia por meio da entrega de certificados, com a assinatura do prefeito Marcelo Belinati e do secretário de Cultura, Bernardo Pelegrini, que destacam a relevância e importância do trabalho desenvolvido pelas sete últimas companhias que restaram na região norte do Estado, sendo três de Londrina.


Segundo o secretário Pelegrini, trata-se de uma demonstração de reconhecimento do trabalho das companhias de reis, que estão acabando. “A Folia de Reis narra a trajetória dos Reis Magos e o nascimento de Jesus e é expressão profunda da religiosidade popular. Como é uma tradição rural, conforme avançou a urbanização do País, essa manifestação foi diversas vezes ameaçada de extinção. Por isso, é tão importante apoiar as poucas companhias de reis que sobrevivem”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem


O secretário informou que na região norte do Paraná são apenas sete grupos que todos os anos celebram sua fé com pandeiro, viola, adereços coloridos e muita cantoria. “São esses grupos que estarão reunidos neste domingo no Encontro de Bandeiras de Reis e que serão celebrados pela cidade de Londrina com a entrega de uma homenagem assinada pelo prefeito Marcelo e o pela Secretaria de Cultura, que há 20 anos incentiva essa manifestação por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Na homenagem, as companhias de reis são saudadas pela preservação e divulgação da cultura brasileira e pela devoção aos santos reis”, apontou.


Os homenageados serão: Companhia de Reis Mensageiro da Paz de Londrina, liderada pelo mestre Francisco Garbosi; Companhia de Reis Santa Luzia de Londrina (mestre Laurentino dos Santos Paulista); Companhia de Reis menino Deus de Londrina (padre Lourival Zeti); Companhia Estrela do Oriente de Alvorada do Sul Paraná (mestre Pedro Paulo de Oliveira); Grupo de Reis de Bela Vista do Paraíso (mestre Pelé); Companhia Estrela da Guia,  de nova Fátima paraná (mestre Valdomiro); Companhia de Reis de Arapongas (metre Vicente).


De acordo com o organizador do evento, mestre Laurentino dos Santos Paulista, da Companhia de Reis Santa Luzia de Londrina, o encontro visa trazer, para a cidade de Londrina, a cultura religiosa, além de mostrar para o povo londrinense o que significa os Reis Magos na cultura desenvolvida no Município.


Significado – A Companhia de Reis, também chamada de Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma manifestação católica e uma das festas folclóricas mais emblemáticas realizadas em diversas regiões do Brasil. Ela ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos). A festa rememora a viagem e a visitação dos reis magos ao menino Jesus e engloba músicas, orações, danças, roupas, acessórios e muitas comidas típicas.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá