Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sede administrativa da Prefeitura recebe Exposição “Obras do Jardim do MAL”

20/09/21 às 21:12 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina recebe, a partir desta segunda-feira (20), a exposição “Obras do Jardim do MAL”, que traz quatro esculturas que compõem a exposição permanente localizada no jardim do Museu de Arte de Londrina, permitindo que a população possa ter acesso à fruição dessas obras.

A exposição apresenta quatro esculturas de autoria de Caciporé Torres, Sérvulo Esmeraldo, Cleber Machado Neto e Zanzal Mattar. A mostra fica localizada no piso térreo da sede administrativa, localizada na Avenida Duque de Caxias, 635, e permanecerá aberta ao público até o dia 31 de dezembro. A exposição conta com um vídeo de seis minutos que apresenta as obras e os artistas, transmitido pelo YouTube (clique aqui para acessá-lo).

A realização é da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu de Arte de Londrina, e integra a programação da 15ª edição da Primavera dos Museus, programa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que anualmente reúne ações propostas por museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Caciporé Torres é um escultor, desenhista e professor brasileiro, nascido em Araçatuba. A sua produção artística tem, como característica mais marcante, a utilização de materiais industriais, em especial o aço e o ferro. Frequentemente no estado de sucata, para depois serem lixados, cortados, moldados, soldados e pintados, pelas mãos do artista. Com linguagem escultórica única, ele constrói formas abstratas, brutalistas e ásperas, com proporções monumentais.

Sérvulo Esmeraldo é um escultor, gravador, ilustrador e pintor cearense. No início de sua carreira artística dedicou-se a xilogravura. Já em meados dos anos 1960, ele passa a integrar o movimento da arte cinética, quando faz quadros e objetos movidos pela eletricidade estática. Mora por muitos anos na França, estimulando seus estudos de artes plásticas, retornando ao Brasil em 1978, dedicando-se à arte pública, em Fortaleza.

Cleber Machado Neto iniciou a sua formação artística na capital gaúcha. Na década de 60, muda-se para o Rio de Janeiro onde, além da escultura, passou a se dedicar a criação de joias, prata e acrílico. Depois, começou a desenvolver trabalhos com a arte cinética, da qual é um dos pioneiros no Brasil. Seus trabalhos estão expostos em diversos museus e instituições pelo Brasil e mundo.

Zanzal Mattar é uma referência em artes plásticas. Um dos seus grandes destaques foi a criação dos 74 painéis e pinturas e 15 esculturas em metal que ornamentam a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, de Maringá, com seus 124 metros. Um trabalho que levou aproximadamente cinco anos para ser concluído e que ainda exige cuidados de manutenção. Mattar tem obras expressionistas, geométricas e modernas, com jogo de cores, luz e profundidade. No Museu de Arte de Londrina expõe a escultura Espaço e Movimento, inspirada no Movimento Sem Terra (MST), com a enxada representando uma arma, simbolizando a conquista e a liberdade, em linhas geométricas.

Programação – Ainda dentro da programação da 15ª Primavera dos Museus, o Museu de Arte de Londrina realiza, nesta terça-feira (21), às 14h, um encontro virtual entre autor e leitores. O professor Leandro Henrique Magalhães vai conversar sobre o livro “As Aventuras do Gato Caixeiro nos museus de Londrina” no bate-papo com alunos da Escola Municipal Hélvio Esteves, de turmas do 1° e 2° ano.

Magalhães é coautor da obra, que foi escrita juntamente com Ana Cláudia Trevisan e produzida por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina. A atividade é uma realização do Museu de Arte de Londrina, Unifil e Projeto Educação Patrimonial, e será transmitida pelo Google Meet.

Na sequência, às 15h20, começa o encontro on-line “Arquitetura Moderna de Artigas e Cascaldi”. Participam o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini; a pesquisadora de arquitetura moderna e estudiosa das obras de Artigas e Cascaldi, Juliana Suzuki, e a historiadora e artista plástica Zuca Paula. Eles irão debater o tombamento da edificação que abriga o Museu de Arte de Londrina (MAL), sua importância para a arquitetura modernista brasileira, a relação do acervo de obras com a obra arquitetônica em si, além das perspectivas para o futuro do MAL.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá