Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Teatro, música e jogos integram calendário cultural desta sexta e sábado

15/12/22 às 20:20 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Calendário Cultural de Fim de Ano de Londrina, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, traz diversas atrações para todos os públicos. As opções incluem espetáculos teatrais, apresentações musicais, exposição de artes visuais, entre outros. E muitas dessas atividades contam com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).


Nesta quinta e sexta-feira (16), o público poderá conferir as duas últimas performances do espetáculo “O Clara”, com formandos da Escola Municipal de Teatro (EMT) da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart). As apresentações têm entrada franca, e começam às 20h, na Rua Senador Souza Naves, 2.380.


A estreia do espetáculo ocorreu no último domingo (11), marcando a formatura de 12 alunos que fizeram o curso de Teatro Regular da EMT, com dois anos de duração. Segundo o coordenador da Escola Municipal de Teatro – Funcart, Silvio Ribeiro, que também é produtor da peça, esses alunos iniciaram o curso durante a pandemia e tiveram muitas das aulas distanciadas. “Só esse ano conseguimos nos reunir para criação e montagem do espetáculo”, contou.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem


“O Clara” é baseado no álbum Clara Crocodilo, do músico e compositor londrinense Arrigo Barnabé, com texto assinado por Luan Valero. Na direção do espetáculo, estão Carolina Ribeiro e José Silva; e na direção musical, Eduardo Assad Sahão. “A história gira em torno do que o disco propõe: um rapaz comum que, na virada do milênio e por conta de uma paixão, acaba aceitando uma proposta de ser um experimento, para obter dinheiro e conquistar sua amada. E esse experimento o transforma em um monstro, que é Clara Crocodilo”, contou o produtor e coordenador da Funcart.


A Funcart possui convênio com a Secretaria Municipal de Cultura e, além da Escola Municipal de Teatro, conta também com a Escola de Dança, sendo que ambas atendem vários bolsistas.


Ribeiro contou que, este ano, a EMT teve grande procura de novos alunos, o que motivou a abertura de duas turmas de iniciação em teatro. “Esse ano de trabalho na EMT foi fantástico, porque é praticamente o ano de retorno da pandemia. Tivemos ainda a formatura da primeira turma do curso musical, e para 2023 as expectativas são ótimas também. Praticamente já esgotamos as vagas de uma turma de iniciação teatral, há uma procura muito grande e isso tem sido muito bom”, avaliou.


Música – E no sábado (17), a Banda Marcial Marcelino Champagnat fará um concerto pelo Calçadão de Londrina. O grupo deve sair às 10h30, iniciando a apresentação na Avenida Paraná esquina com a Rua Hugo Cabral, e seguirá pelo Calçadão até o quarteirão do Cine Teatro Ouro Verde, com uma parada no trajeto para algumas músicas.


O professor e diretor-geral da Banda Marcial, Claudecir Almeida da Silva, adiantou que o repertório trará diferentes estilos, do clássico ao popular, e pela época festiva não podem faltar as canções de Natal. “Pelo grande movimento de pessoas que deverá ter no Calçadão, optamos pelo desfile. E faremos uma breve parada, próximo à Rua Prof. João Cândido, para apresentar de três a quatro músicas. Em seguida, o desfile seguirá até o Ouro Verde”, detalhou.


A Banda Marcial Marcelino Champagnat foi fundada em 1969, juntamente com o Colégio Estadual. Hoje, o projeto cultural reúne cerca de 70 estudantes, e 40 deles participam das apresentações por estarem em níveis mais avançados. “É uma banda tradicional da cidade, que surgiu em 1969 e até hoje permanece como uma das melhores do país. E é um patrimônio imaterial da cidade, um ícone cultural muito importante que sobreviveu ao longo dos tempos”, destacou o diretor-geral, que está há 20 anos à frente da iniciativa.


O projeto cultural da Banda Marcial possui patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic. De acordo com o professor Silva, o incentivo financeiro viabiliza a formação musical dos estudantes que ingressam na Banda Marcial. “O patrocínio do Promic é muito importante, pois através dele fazemos a formação dos estudantes, permitindo a iniciação musical e o aprimoramento cultural. Essa é uma característica do Promic, a formação, e que em nosso projeto se destaca e é primordial. Ao longo de vários anos com o Promic, fica claro o aperfeiçoamento total do estudante, o que pode levar de um a dois anos. Por isso é tão importante essa iniciativa da Prefeitura”, destacou.


Games – Ainda no sábado (17), o projeto “Londrina Dá Jogo” realiza uma oficina gratuita de desenvolvimento de jogos, no SENAI Londrina. Aberta ao público em geral, a atividade será conduzida pelo professor Eduardo Fávero, com duração das 9h às 17h. O Senai fica na Rua Belém, 844, centro; e quem for comparecer é solicitado que leve um lanche e uma bebida, pois haverá um piquenique envolvendo todos os participantes.


A oficina tem 40 vagas, e a inscrição deve ser feita com antecedência, por este link. Para participar, é preciso ter idade igual ou superior a 12 anos, mas não é exigido conhecimento prévio no tema.


Fávero informou que, pela manhã, a oficina terá como enfoque os jogos de tabuleiro. E à tarde, os alunos irão para os laboratórios do SENAI, dando continuidade ao conteúdo que já está sendo abordado desde outubro, nos encontros do “Londrina Dá Jogo”. “Teremos alunos novos e outros que já participaram das 22 aulas, com conteúdo de desenvolvimento de jogos. A ideia é que esses últimos ensinem os novos, fomentando o ensino de games”, disse.


O Projeto Londrina Dá Jogo também possui o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Promic. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://oimob.com/Londrina/.


Para conferir a íntegra do Calendário Cultural de Fim de Ano, basta acessar a página da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), no Portal da Prefeitura. A programação também é atualizada diariamente no Instagram e no Facebook.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá