Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tradutores de Safo e da Bíblia discutem clássicos na Flip

28/07/17 às 09:26 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Dois tradutores dos clássicos se juntaram na noite desta quinta-feira, 27, em Paraty, para discutir seus novos trabalhos. Frederico Lourenço, português e professor da Universidade de Coimbra, veio ao Brasil lançar o primeiro volume da sua nova versão da Bíblia, traduzida diretamente do grego, pela Companhia das Letras.

Guilherme Gontijo Flores, brasileiro e professor da Universidade Federal do Paraná, publicou a tradução dos fragmentos poéticos de Safo, pela editora 34. O mediador Ángel Gurría-Quintana brincou que na mesa seriam definidos "amor, ódio, história da literatura... e se ainda sobrar um tempinho, Deus".

Lourenço definiu seu novo projeto (depois de traduzir diferentes autores clássicos, de Homero à própria Safo) como o mais "apaixonante" de sua vida. "A novidade é sobretudo não ser uma Bíblia teológica, mas sim crítica e histórica", disse. Ele comentou que "mudou a chave" em relação aos outros textos literários. "Faz parte do meu projeto de apresentar uma tradução da Bíblia tão isenta quanto possível e simultaneamente tão literal quanto possível. Muitas vezes quando consultava as traduções antigas, perguntava a mim mesmo por que eles traduziram tão afastados do texto grego."

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Gontijo justificou sua nova tradução de Safo, agora a terceira completa no Brasil. "Não havia nenhuma tradução que tentasse aliar filologia, rigor da leitura, com a poesia que se pretendesse poética mesmo", comparou. "Tentei recusar a polaridade, mas fazer as duas coisas."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá