Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Uenp e parceiros promovem Mostra Cultural Indígena do Norte do Paraná

22/04/21 às 11:49 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com as comunidades indígenas e 19 prefeituras, realizarão, entre os dias 26 e 30 de abril, a I Mostra Cultural Indígena do Norte do Paraná. A ação será virtual, pelos canais de comunicação (Facebook/Instagram) das prefeituras, Uenp e IFPR - Campus Jacarezinho.

A mostra divulgará a produção cultural e artística de quatro comunidades indígenas da região. Compõem a programação exposição fotográfica, produções audiovisuais e posts informativos que trarão conteúdos sobre os povos indígenas do Norte do Paraná.

Segundo a organização, a mostra foi concebida no ano passado, período em que a universidade apoiou os municípios e as comunidades indígenas na implementação da Lei Aldir Blanc. Santa Amélia e Tomazina, onde se encontram, respectivamente, as terras indígenas Yvyporã Laranjinha e Tekoa Pinhalzinho, foram dois dos municípios beneficiados. Para a mostra, o convite foi estendido também a membros das comunidades de Abatiá (YwyPorã/Posto Velho) e de São Jerônimo da Serra (Barão de Antonina).

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O coordenador do projeto e diretor de Cultura da UENP, James Rios, falou sobre a importância da ação para a região e a sua inserção no Programa de Desenvolvimento da Cultura Norte Paranaense. “Precisamos, com muita urgência, contribuir para difundir a produção cultural dos povos indígenas da nossa região. Esta Mostra, que integra o nosso Programa de Desenvolvimento Cultural da região, é o primeiro passo para que possamos, a curto prazo, fomentar outras ações e ajudar na implementação de políticas públicas para os povos originários”, disse.

Morador da terra indígena Pinhalzinho, Awa Nimboadju (Reginaldo) enfatiza a importância da mostra nesse tempo de pandemia. “Este é o momento de dar visibilidade à nossa cultura, aos nossos costumes, às nossas organizações sociais e política e, principalmente, ao nosso modo de ver o mundo”, afirmou.

“É, portanto, uma possibilidade de divulgar o nosso trabalho artesanal produzido aqui na comunidade. Este ano, devido à pandemia, não foi possível promover a nossa Mostra Cultural de maneira presencial. Mas o evento virtual vai apresentar à região um pouco da nossa identidade, a qual é muitas vezes discriminada”, completou.

MUNICÍPIOS  Participam da mostra os municípios de Abatiá, Assaí, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Figueira, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Leópolis, Nova Fátima, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra e Tomazina.

Serviço

Mostra Cultural Indígena - Norte do Paraná

Data: 26 a 30 de abril
Horário: publicações às 11h, 15h, e às 17h
Acesso: Redes sociais (Facebook, Instagram) das prefeituras de Abatiá, Assaí, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Figueira, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Leópolis, Nova Fátima, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra e Tomazina.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá