Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UEPG e UENP discutem parceria e qualificação na área cultural

09/07/21 às 08:13 - Escrito por Agência Estadual de Notícias
siga o Tarobá News no Google News!

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) alinharam nesta semana parcerias entre as instituições, principalmente para troca de experiências em projetos da área cultural.

No encontro, o grupo conversou sobre a capacitação de trabalhadores na área da cultura por meio do Bolsa Qualificação Lei Aldir Blanc 2021, programa lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 22 de junho.

Através dele, a UEPG vai qualificar trabalhadoras e trabalhadores da área no Estado ainda em 2021. A UENP se disponibilizou a oferecer o espaço físico e equipamentos para capacitação de gestores. As universidades ainda terão aproximação para a elaboração do curso de capacitação para agentes culturais, organizado pela UENP.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

A qualificação pela Lei Aldir Blanc será ministrada em setembro, outubro e novembro deste ano. Carlos Willians Jacques Moraes, pró-reitor de Graduação da UEPG, informou que a qualificação é destinada a agentes municipais de cultura de todo o Paraná, totalizando 400 vagas. Posteriormente, o curso se destinará a artistas.

“Essas pessoas serão referência nos municípios, serão facilitadores, para que artistas possam reconhecer o agente municipal de cultura, fazer as inscrições e se orientar naquilo que for necessário”, disse.

O vice-reitor da UENP, Fabiano Costa, salientou a importância de qualificação para agentes culturais. “Formar facilitadores com certeza é um foco muito importante, porque às vezes existe de onde vir o recurso, mas ele não é acessado por falta de qualificação. As pessoas não conseguem saber como se trabalha com editais”, disse.

Segundo Fabiano, a qualificação também é importante para a universidade e supre outras demandas de artistas. “Esse outro lado da qualificação, o lado do acesso a editais, acaba sendo interessante para que a universidade possa atuar mais positivamente”, afirmou.

Édina Schimanski, pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UENP, ressaltou que a Proex, por meio de suas diretorias, está sempre disposta para a realização de parcerias. Para ela, a área da cultura é fundamental para a realização da extensão.

“A reunião aproximou ainda mais as duas instituições para formar parcerias importantes na área cultural. Esta é, inclusive, uma das finalidades da extensão: alargar espaços para que toda a comunidade tenha acesso”, disse.

SÉRIE DE PROJETOS  O diretor de cultura da UENP, James Rios, celebrou a parceria colaborativa. Segundo ele, a UEPG sempre esteve no horizonte de parcerias. “As circunstâncias da pandemia geraram uma série de projetos, como os editais da Lei Aldir Blanc, e isso fez com que as nossas relações se estreitassem, porque os trabalhos que fazemos na nossa região são semelhantes aos realizados aqui”, ressaltou.

James ainda explicou que a parceria com a UEPG é uma oportunidade de levar projetos da UENP a um número maior de pessoas. “Nossa expectativa é de que os trabalhos voltados à Lei Aldir Blanc, assim como outros projetos culturais, possam ser realizados em conjunto”, disse.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura da UENP, Simone Cristina de Melo, as parcerias contribuem tanto para a universidade, quanto para a comunidade. “Desejo que essas parcerias feitas hoje com a UEPG possam ser feitas com todas as universidades do Paraná, pois todos ganham, nós e a sociedade”, referendou.

IMPORTANTE  Como parte de um protocolo de cooperação, a UENP vai utilizar o Museu Campos Gerais para digitalização de periódicos e outros documentos referentes aos séculos 19 e 20 que carregam a história de Jacarezinho e região. Parte do acervo pertence à família Lessa, de Londrina, e a outra aos Rossi, de Jacarezinho. O restante é do acervo próprio da UENP.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá