Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Yorgos Lanthimos faz a sua versão de 'The Crown' em 'A Favorita'

20/10/18 às 07:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Existem atrações muito fortes na Mostra, neste sábado, 20 - A Casa Que Jack Construiu, o novo Lars Von Trier, em que o polêmico diretor viaja na mente de um serial killer (CineArte Petrobrás 1, 20h30); Não Me Toque, de Adina Pintilie, que venceu o Urso de Ouro, em fevereiro (Espaço Itaú - Frei Caneca 1, 17h); e Meu Querido Filho, de Mohamed Ben Attia, sobre o desespero de pai que procura o filho, cooptado pelo terror (Espaço Itaú - Pompeia 1, 21h). E há também A Favorita, do grego Yorgos Lanthimos, que valeu a Olivia Colman a Copa Volpi de interpretação no recente Festival de Veneza, em setembro. A Favorita terá a primeira de suas duas sessões neste sábado, 20, no Frei Caneca 1, às 19h30. A próxima será no CineArte Petrobras 1, no dia 24, às 21h30.

Olivia Colman! Você pode jogar suas fichas que ela será indicada para o próximo Oscar. A dúvida é se a Academia vai considerar seu papel como protagonista. Em caso contrário, Emma Stone e/ou Rachel Weisz poderiam ser indicadas para melhor atriz - mas Rachel também pode ser indicada por Desobediência, de Sebastián Lelio -, e Olivia seria imbatível como melhor coadjuvante. Parece arriscado fazer esse tipo de afirmação ainda faltando dois meses para terminar o ano - e três para as indicações, em janeiro -, mas Olivia é tão poderosa no papel de Queen Anne que parece difícil, senão impossível, imaginar que venha a surgir concorrente mais forte que ela.

Coincidentemente, outra parceria da atriz inglesa com o diretor é o destaque de filmes na TV deste sábado, 20 (leia na pág. C5). O Lagosta valeu a Lanthimos o prêmio do júri em Cannes, 2015, a indicação para o Oscar de roteiro original e o Bafta, o Oscar inglês, de melhor coadjuvante para Olivia. No ano seguinte, ela, uma atriz de culto, estourou para a popularidade na minissérie The Crown.

Leia mais:

Imagem de destaque
CULTURA

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Imagem de destaque
VEJA

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Imagem de destaque
"SUA VERDADE SEM MEDO"

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Imagem de destaque
PROJETO KINOCIDADÃO

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

O mais interessante é que ela fez carreira, na Inglaterra, como atriz de comédia. O papel de O Lagosta tem toques de absurdo, como ocorre com frequência na obra do autor inglês. O Lagosta passa-se num futuro distópico, no qual a solidão é malvista, e banida. O viúvo Colin Farrell é enviado para um lugar estranho, O Hotel. Se, em 45 dias, não encontrar uma companheira, será transformado em animal - a, ou o, lagosta do título. Olivia faz a gerente da instituição. O papel, bem escrito, faz com que ela diga coisas banais, mas que adquirem outros significados.

Convenhamos que é preciso talento para segurar essa barra. Em A Favorita, como a rainha da Inglaterra, seu corpo vira território pelo qual se digladiam as personagens de Rachel e Emma - ambas, vale lembrar, detentoras do prêmio da Academia. Emma recebeu seu Oscar de melhor atriz por La La Land - Cantando Estações, de Damien Chazelle, e Rachel, o de melhor coadjuvante por O Jardineiro Fiel, de Fernando Meirelles.

Quando o filme começa, Rachel é a favorita da rainha, um favoritismo conquistado na cama, como amante. Como a favorita, Rachel governa de fato, induzindo Anne a uma política impopular de impostos e guerras.

Emma é uma parente distante, cujo pai empobreceu e vendeu a própria filha no jogo. Sem ter o que perder, Emma vai tentar a sorte na corte.

Um incidente na carroça, nem é carruagem, que a conduz faz com que caia no barro - no esterco. Ela surge, assim, fedorenta na vida de Rachel, que a maltrata e direciona para um serviço na cozinha.

Mas Emma possui habilidades - conhece ervas medicinais, e elas são um alívio para a rainha, que sofre de crises terríveis de gota. Emma começa, dessa forma, sua ascensão. A rainha, que sofreu 17 abortos - 17! -, adora coelhos, que são os seus filho(te)s. Emma se aproveita disso, até porque Rachel não tem tempo para os animais, empenhada que está em reinar. E, finalmente, ampliando espaço aqui e ali, a jovem ambiciosa vai disputar, como amante, o corpo da rainha.

Outro diretor talvez contasse essa história de forma realista, e pronto. Lanthimos busca o estranhamento. Em alguns momentos, ele usa lentes distorcidas - grandes angulares - para desestabilizar os movimentos da câmera, e das personagens, em interiores. Alguns desses momentos já nasceram clássicos, ou dignos de antologia. Numa cena, querendo mostrar a rainha manipulada, ele fecha o plano no rosto de Olivia Colman. Ela olha - o quê, para quem? É um olhar meio bovino, de uma mulher - a rainha! - que parece estupidificada. A câmera demora-se naquele rosto marcado, até que ela, sem dizer uma palavra, verte uma lágrima. O tema de A Favorita é o poder - seu cerimonial. As duas amantes querem exercer seu poder sobre a rainha, e que a corte saiba disso. Quem está mandando? Quem está no poder? Mas se engana quem pensa que a rainha é a vítima perfeita dessas artimanhas. Ela também faz seu jogo, e sabe ser cruel.

Lanthimos filma a instabilidade do mundo, e do poder. Quem pode manda. Quem depende obedece. Emma conquista a rainha colocando sua língua em lugares que Rachel não atingiu, mas até isso pode lhe ser cobrado, e com juro. É um filme forte, suntuoso - figurinos de Sandy Powell -, mas cujo objetivo não é encher os olhos. Lanthimos não tem ilusões. O mundo suntuoso é sórdido. Num certo sentido - anti-hollywoodiano.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá