Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Como curtir a viagem de maneira ecologicamente correta

05/03/20 às 11:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Viajar é sempre uma experiência cheia de ensinamentos e momentos marcantes, que pode proporcionar o contato com outras culturas e paisagens. Cuidar da situação local também é uma tarefa dos turistas, que nem sempre tomam o cuidado necessário para preservar o local do passeio.

Repensar os hábitos durante todas as etapas da viagem, como escolha do destino, formas de transporte, comida e compras, é uma maneira de cuidar do local e agradecer aos moradores pela visita, mantendo limpo o ambiente que também serve de casa para outros seres. 

Escolha do local

Leia mais:

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Forças de segurança antecipam Dia das Crianças com diversão e presentes

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Imagem de destaque
EVENTOS CULTURAIS

Confira os eventos culturais neste mês em Cascavel

Imagem de destaque
SUSPENSO

O tradicional "Domingão no Calçadão" está suspenso por tempo indeterminado em Cascavel

Fazer uma viagem de maneira consciente deve começar no mesmo ponto onde toda a preparação de viagem começa: pela escolha do destino. Decida por um local onde o mercado de turismo não é uma ameaça para o ecossistema ou a qualidade de vida do local. É importante ter certeza de que a população local está de acordo com o fluxo de turistas e não é prejudicada por ele.

Em cidades grandes e movimentadas, é comum perceber um certo descaso em relação a questões ambientais, por isso, dê atenção especial para estabelecimentos que defendem a sustentabilidade.

Cuidado com o plástico

Embalagens plásticas e outro tipos de descartáveis podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente -- quadro que pode piorar com a presença de turistas em grande quantidade.

Obviamente, provar a comida e a bebida típicas do local é uma experiência que não pode ficar de fora, por isso prepare o seu próprio kit de refeição sustentável, com talheres, copo retrátil e guardanapo de pano. Assim, é possível provar pratos, petiscos e doces em qualquer lugar, sem utilizar pratos e copos plásticos.

Evite comprar garrafas plásticas de água em cada passeio diferente, já que elas são uma grande fonte de poluição. Ao invés disso, use uma garrafa térmica para transportar água e outros líquidos durante os dias da viagem. Muitos estabelecimentos oferecem água de graça para os clientes, sendo também possível encontrar bebedouros para encher a garrafa em mercados ou estacionamentos. Além de diminuir o impacto ambiental, a bebida continua na temperatura certa mesmo após um dia inteiro de atividades.

Opções de transporte

Utilizar o transporte público local é uma ótima maneira de economizar, evitar o congestionamento de grandes vias e reduzir a emissão de poluentes. Caso o roteiro não conte com estações de metrô ou pontos de ônibus próximos, é possível procurar algum serviço para alugar bicicleta -- uma forma saudável e ecológica de se mover pela cidade.

Também é possível encontrar opções de roteiro para serem realizadas completamente a pé. Caso o local permita, andar é uma ótima forma de conhecer o destino de maneira mais profunda.


-

Alice Bachiega

Link Builder

© Copyright 2023 Grupo Tarobá