Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ecomuseu da Itaipu vai passar por revitalização e abrigar o Polo Astronômico

21/10/20 às 06:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Ecomuseu da Itaipu Binacional vai passar por uma revitalização completa, com obras de reforma e ampliação, e reforçará seu papel na educação ambiental, valorização da cultura, desenvolvimento tecnológico e preservação da memória regional. As mudanças também visam a impulsionar a visitação turística do espaço, que ganhará novas atrações.

Uma das novidades será o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, que deixará o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde está instalado atualmente. No novo Ecomuseu, o atrativo vai ganhar sala de projeção e um telescópio novo e mais potente.

As novidades foram anunciadas nesta terça-feira (20), na comemoração dos 33 anos do Ecomuseu, em cerimônia com a presença dos diretores da margem brasileira da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna (geral), general Luiz Felipe Carbonell (coordenação), Mariana Favoreto Thiele (jurídica), almirante Paulo Roberto da Silva Xavier (administrativo) e almirante Anatalício Risden (financeiro).

Leia mais:

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Forças de segurança antecipam Dia das Crianças com diversão e presentes

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Imagem de destaque
EVENTOS CULTURAIS

Confira os eventos culturais neste mês em Cascavel

Imagem de destaque
SUSPENSO

O tradicional "Domingão no Calçadão" está suspenso por tempo indeterminado em Cascavel

“O Ecomuseu é um espaço dedicado à história da Itaipu e da região, e uma vitrine das ações socioambientais da empresa. Ao mesmo tempo, é um espaço aberto à comunidade com um olhar para o futuro. Quando os jovens aprendem sobre o passado, passam a valorizar e se responsabilizar pelo futuro”, afirmou Silva e Luna.

Os projetos preveem nova fachada, nova entrada de visitantes, construção de prédio anexo para exposições e ações educativas, loja de suvenires, bistrô com produtos regionais e um auditório para 150 pessoas. Grande parte do acervo dos programas de energias renováveis de Itaipu será transferida para o local, em um espaço dedicado à educação, ciência e tecnologia. Entre eles, os protótipos elétricos desenvolvidos pela Itaipu, como o primeiro avião elétrico da América Latina.

O prédio atual do Ecomuseu também passará por reformas estruturais, com adequações para acessibilidade universal, modernização de banheiros e guarda-volumes. Os projetos estão em fase de finalização pelo Parque Tecnológico Itaipu e a previsão é que as obras comecem em meados de 2021, com 36 meses para a conclusão. O investimento estimado é de R$ 13 milhões.

O diretor de Coordenação de Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell, lembrou que o Ecomuseu de Itaipu foi criado em outubro de 1987 com o objetivo não apenas de preservar a história da usina de Itaipu, mas também valorizar o patrimônio cultural da região e promover ações de sustentabilidade.

Segundo ele, a revitalização anunciada nesta terça-feira reforça o papel do Ecomuseu como espaço educativo, ajuda a fomentar o turismo, principal vocação econômica de Foz do Iguaçu, e contribui para o desenvolvimento regional, conforme estabelece a missão estratégica de Itaipu.

“O Ecomuseu é muito mais que um museu. É um complexo educacional e turístico que contribui com a missão da Itaipu, que é cuidar de seu território de uma forma sustentável, contribuindo com a geração de energia. E, com essa ampliação, vai se transformar numa das estruturas mais modernas e tecnológicas do Paraná e do Brasil”, afirmou.

Websérie e guias pedagógicos

Na cerimônia desta terça-feira, também foi feito o lançamento da websérie “Conhecendo o Ecomuseu” e do kit “Guias pedagógicos da Itaipu Binacional”. A websérie tem quatro episódios, totalizando 45 minutos, com visitas guiadas às salas de exposição, entrevistas com antigos empregados de Itaipu, animações e ainda revelam os bastidores do trabalho técnico dos profissionais. Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube da Itaipu:  youtube.com/user/itaipubinacional

O kit “Guias pedagógicos de Itaipu” contém material de apoio às visitas institucionais ao próprio Ecomuseu, à usina hidrelétrica e ao Refúgio Biológico Bela Vista, além de informações sobre os programas socioambientais desenvolvidos pela empresa. O conteúdo foi produzido em parceria com o setor de Educação e Ciência do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e será distribuído em instituições de ensino do Oeste do Estado.

Durante a solenidade, o general Silva e Luna entregou exemplares do kit às professoras Rosana Aparecida Leitão da Silva, diretora da Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, e Berenice Costa Ferreira, coordenadora da Escola Municipal Ademar Marques Curvo, que representaram o setor educacional municipal no evento.

Programação de aniversário

Uma série de atividades marcou o aniversário de 33 anos do Ecomuseu. A programação começou no dia 9, com o lançamento do Guia Ilustrado, que traz informações detalhadas sobre o espaço. Todos os turistas que visitam o Ecomuseu recebem um exemplar. O projeto gráfico e os desenhos são do ilustrador João Paulo Chiodi, da Divisão de Imagem Institucional de Itaipu.

No dia 12, foi lançado o “Itaipu Sustenta-Habilidades”, jogo de realidade alternativa (ARG, na sigla em inglês) com uma série de desafios voltados para crianças e adolescentes. O game foi preparado dentro do convênio Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade da Itaipu, em parceria com o PTI-BR, e estimula o participante a refletir sobre temas como energia e sustentabilidade.

Outra novidade lançada dentro da programação de aniversário, no dia 14, foi o tour virtual em 360º do Ecomuseu. A partir de agora, turistas de qualquer parte do mundo poderão visitar o espaço sem sair de casa, percorrendo corredores e salas de exposição, conhecendo detalhes do acervo e conhecendo um pouco mais da história da região e da usina de Itaipu.

“Todas essas novidades apresentaram excelentes resultados, apesar de terem sido lançadas há poucos dias. Somente nas visitas virtuais foram mais de 1.200 acessos de cinco países, além do Brasil”, comemorou a gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, Leila de Fátima Alberton.  

A visita on-line pode ser feita a partir de links no site da própria Itaipu (www.itaipu.gov.br) e do Complexo Turístico (www.turismoitaipu.com.br).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá