Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Feira do Teatro completa dois anos

26/02/20 às 17:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Há dois anos, no dia 27 de fevereiro  de 2018, foi inaugurada a Feira do Teatro de Cascavel. Um espaço dedicado a proporcionar local de exposição e comercialização de produtosartesanais, estimulando a atividade cultural e econômica com geração de trabalho e renda; divulgar a atividade artística e artesanal de forma a oportunizar novos negócios, objetivando a cultura como fonte de desenvolvimento econômico e turístico; promover o encontro e o convívio inter-geracional;definir área de lazer cultural e de comércio artesanal à população e criar mais um ponto turístico na cidade de Cascavel.

A feira começou com 33 barracas e quatro food trucks e hoje são 58 barracas , uma tenda (caricatura),  cinco food trucks,  uma kombi e uma bike. Atualmente existe uma fila de espera de pessoas interessadas em participar da Feira do Teatro . Em cada edital aberto é formado um cadastro reserva com validade de seis meses. Os expositores são chamados mediante a disponibilidade de vagas. A intenção da Semdec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) é ampliar o número de vagas para beneficiar mais pessoas que queiram expor e comercializar na Feira do Teatro.

São inúmeros os artesãos formalizados como microempreendedores individuais pelo Programa Empresa Fácil da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico,com habilidades nas mais variadas formas de trabalhos: metais, pedras, madeira, fios, tecidos, cerâmica, etc. Outro número expressivo de artesãos  participa ou já participou  do Programa Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Sem contar os artesãos não cadastrados pelo município, que estão surgindo, interessados em participar da Feira.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Forças de segurança antecipam Dia das Crianças com diversão e presentes

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Imagem de destaque
EVENTOS CULTURAIS

Confira os eventos culturais neste mês em Cascavel

Imagem de destaque
SUSPENSO

O tradicional "Domingão no Calçadão" está suspenso por tempo indeterminado em Cascavel

Além disso, a cidade também apresenta um grande número de artistas plásticos, músicos, dançarinos, escritores, atores, palhaços e artistas de rua e conta com uma população formada por diversas etnias: italianos, alemães, japoneses, poloneses e ucranianos, entre outros. Fator que enriquece a arte e a cultura nas suas diversas formas de expressão.

“Assim, com a realização da Feira do Teatro, a administração municipal pretende dar oportunidade para que estes trabalhadores exponham e comercializem seus produtos e serviços,de uma forma prazerosa aos visitantes e consumidores. Outro benefício para a cidade está sendo a utilização dos espaços públicos, como o estacionamento do Teatro Municipal nos domingos pela manhã”, explicou Ana Lúcia Simão, administradora responsável pelos  editais de seleção e documentação dos feirantes.

Como participar da Feira do Teatro

Para participar da feira é preciso aguardar a abertura de edital que viabiliza o período das inscrições,  realizadas exclusivamente no Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Fortunato Bebber, nº 987, anexo ao Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar: Original com cópia da Cédula de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto; Original com cópia do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF; Original com cópia do comprovante de residência ou domicilio e do local de produção (quando diferentes) no Município de Cascavel, Certidão de regularidade de tributos municipal, estadual e federal – pessoa física. Os candidatos ainda precisam apresentar as amostras que serão avaliadas pela Comissão de Avaliação e Seleção formada por representantes do Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Políticas Culturais, representantes da Governança da Feira, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Quando não tiver edital aberto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico cadastra o contato de todos os interessados em participar dos editais pelo telefone 3902-1358”, ressaltou  Ana Lúcia.

O que é comercializado?

Costura criativa, patchwork, MDF, artigos utilitários e decorativos em madeira, enxoval e artigos de bebê, artigos PET, doces e salgados variados, roupas customizadas, artigos de brechó, cosméticos, bijuterias, produtos das etnias ucraniana e indiana, artigos de antiquário, artigos colecionáveis, livros de escritores cascavelenses, crochê, tricô, biscuit, suculentas e cachepôs, aromatizadores, artigos em PVC e bambu, luminárias,louças personalizadas, quadros, caricaturas, entre outros.

Na praça de alimentação é possível encontrar pão de queijo, caldo de cana, crepes doces e salgados, tapiocas, espetinhos, escondidinho, porção de frios,pizza, cachorro quente, pastel, bebidas quentes e frias, chope e em breve sorvete tailandês. “A  feira atingiu seus objetivos, pois está dando oportunidade aos pequenos empreendedores em demonstrar os seus produtos e criar uma carteira de clientes, assim como está se tornando um ponto de encontro da população de Cascavel e um local para os turistas visitarem nos domingos pela manhã. A Feira do Teatro está sendo  mais uma alternativa de lazer para as famílias cascavelenses e também para as famílias das cidades da região e demais visitantes, que além de apreciarem a produção artística local podem desfrutar de espaço gastronômico, com  área de convivência e apresentações culturais”, completou a administradora.

ASSESSORIA

© Copyright 2023 Grupo Tarobá