Para deixar nossa criança interior sempre viva: espetáculo do Festin promove “viagem” pela infância

Redação Tarobá News
Diversão | Publicado em 23/08/2019 às 16:18

Qual é a lembrança mais marcante que você tem da sua infância? Quais detalhes do seu tempo de criança te fazem suspirar e soltar aquela típica frase nostálgica: “eu era feliz e não sabia”? Quantas vezes você se permite reavivar a criança que ainda existe em você? Uma boa oportunidade para fazer essa viagem deliciosa no tempo é assistindo à peça “Teresa não sabe dormir”, da Cia Paulista de Artes, que faz parte da programação do Festin 2019, o Festival de Teatro Infantil de Cascavel que vai acontecer entre 10 e 15 de setembro.

Teresa é uma garotinha que nasceu de um pó que caiu da lua e chegou de carona numa estrela. E como todas as outras crianças, ela carrega um imaginário repleto de curiosidade. Sua avó, uma jovem senhora de pouco mais de 300 anos, é sua grande aliada numa aventura real chamada imaginação, junto com seu inseparável amigo-irmão, Bolacha. Perto de completar mais um aniversário, Teresa percebe-se “mais crescida do que nunca” e começa a se preocupar em perder a imaginação. “A peça aborda a questão de como transformamos essa nossa memória, as figuras que passaram por nós, as nossas vivências enquanto crianças, afinal isso forma os adultos que somos. O público vai ver desde o início da vida da Teresa até a transformação dela em adulta. Então fala sobre a questão do tempo também: de como ele existe, corre e crescer é inevitável, mas que podemos nos manter imaginativos e poéticos e como devemos ter respeito pela nossa memória, por aquilo que nos constrói afetivamente”, descreve o diretor do espetáculo, Antônio Lagreca Nicodemo. 

O público cascavelense pode esperar uma visita a uma memória muito próxima, é o que garante o diretor. “As pessoas vão poder se assistir também. Os atores doaram muito da infância deles. Então o público também vai acessar isso, seja por alguma memória, alguma figura de forma afetuosa, as pessoas vão junto com a Teresa revisitar algum momento da vida, vão ter alguma lembrança com certeza”.

A peça já foi apresentada em diversas cidades e em todas elas a reação da plateia foi muito positiva. Para viver essa experiência e para proporcionar isso para as crianças também, inclusive com a opção de legenda para os portadores de deficiência auditiva, basta comparecer nas apresentações gratuitas nos dias 12 e 13 de setembro às 19h30, no Centro Cultural Gilberto Mayer. ”É muito gratificante perceber que a gente consegue levar uma criação onde a criança se enxerga como protagonista também. É bonito ver os olhinhos brilhando mesmo se tratando de temas tão realistas. Fico pensando numa forma de teatro que não seja só entretenimento, que seja formativo!”, finaliza Antônio.  


Sobre o Festin

O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 20 apresentações gratuitas durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro. 

A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bailey. Para saber mais sobre o Festin 2019, acesse: www.festincascavel.com.br e acompanhe as novidades pelas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel.

Assessoria 



Relacionados

Diversão | 18-09-2019 12:52

Envelhecer bem: curso gratuito aproxima idosos do mundo da informática

Envelhecer bem: curso gratuito aproxima idosos do mundo da informática

Cascavel | 17-09-2019 12:02

Tarobá no Seu Bairro: morador do Brasília leva prêmio

Tarobá no Seu Bairro: morador do Brasília leva prêmio

Diversão | 16-09-2019 15:27

Quase 100% dos turistas aprovam hospitalidade do Paraná

Quase 100% dos turistas aprovam hospitalidade do Paraná

Cascavel | 16-09-2019 14:00

Tarobá no Seu Bairro: moradora do Alto Alegre leva prêmio

Tarobá no Seu Bairro: moradora do Alto Alegre leva prêmio

PUBLICIDADE