Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Para deixar nossa criança interior sempre viva: espetáculo do Festin promove “viagem” pela infância

23/08/19 às 16:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Qual é a lembrança mais marcante que você tem da sua infância? Quais detalhes do seu tempo de criança te fazem suspirar e soltar aquela típica frase nostálgica: “eu era feliz e não sabia”? Quantas vezes você se permite reavivar a criança que ainda existe em você? Uma boa oportunidade para fazer essa viagem deliciosa no tempo é assistindo à peça “Teresa não sabe dormir”, da Cia Paulista de Artes, que faz parte da programação do Festin 2019, o Festival de Teatro Infantil de Cascavel que vai acontecer entre 10 e 15 de setembro.

Teresa é uma garotinha que nasceu de um pó que caiu da lua e chegou de carona numa estrela. E como todas as outras crianças, ela carrega um imaginário repleto de curiosidade. Sua avó, uma jovem senhora de pouco mais de 300 anos, é sua grande aliada numa aventura real chamada imaginação, junto com seu inseparável amigo-irmão, Bolacha. Perto de completar mais um aniversário, Teresa percebe-se “mais crescida do que nunca” e começa a se preocupar em perder a imaginação. “A peça aborda a questão de como transformamos essa nossa memória, as figuras que passaram por nós, as nossas vivências enquanto crianças, afinal isso forma os adultos que somos. O público vai ver desde o início da vida da Teresa até a transformação dela em adulta. Então fala sobre a questão do tempo também: de como ele existe, corre e crescer é inevitável, mas que podemos nos manter imaginativos e poéticos e como devemos ter respeito pela nossa memória, por aquilo que nos constrói afetivamente”, descreve o diretor do espetáculo, Antônio Lagreca Nicodemo. 

O público cascavelense pode esperar uma visita a uma memória muito próxima, é o que garante o diretor. “As pessoas vão poder se assistir também. Os atores doaram muito da infância deles. Então o público também vai acessar isso, seja por alguma memória, alguma figura de forma afetuosa, as pessoas vão junto com a Teresa revisitar algum momento da vida, vão ter alguma lembrança com certeza”.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Forças de segurança antecipam Dia das Crianças com diversão e presentes

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Imagem de destaque
EVENTOS CULTURAIS

Confira os eventos culturais neste mês em Cascavel

Imagem de destaque
SUSPENSO

O tradicional "Domingão no Calçadão" está suspenso por tempo indeterminado em Cascavel

A peça já foi apresentada em diversas cidades e em todas elas a reação da plateia foi muito positiva. Para viver essa experiência e para proporcionar isso para as crianças também, inclusive com a opção de legenda para os portadores de deficiência auditiva, basta comparecer nas apresentações gratuitas nos dias 12 e 13 de setembro às 19h30, no Centro Cultural Gilberto Mayer. ”É muito gratificante perceber que a gente consegue levar uma criação onde a criança se enxerga como protagonista também. É bonito ver os olhinhos brilhando mesmo se tratando de temas tão realistas. Fico pensando numa forma de teatro que não seja só entretenimento, que seja formativo!”, finaliza Antônio.  


Sobre o Festin

O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 20 apresentações gratuitas durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro. 

A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bailey. Para saber mais sobre o Festin 2019, acesse: www.festincascavel.com.br e acompanhe as novidades pelas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá