Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Parque Nacional do Iguaçu completa 81 anos com bons motivos a comemorar

10/01/20 às 14:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, completou 81 anos de existência nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro de 2020. Para celebrar a data e os bons resultados na conservação da biodiversidade e na satisfação das pessoas que visitam o local, a direção organizou o corte de um grande bolo, com os funcionários do parque, no Centro de Visitantes.

O parque protege uma área de 185 mil hectares de Mata Atlântica e uma rica biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras. Atraídos por essa singularidade da natureza, somada ao zelo e aos bons serviços, mais de dois milhões de visitantes, de 178 países, conectaram-se com o Parque Nacional do Iguaçu durante o ano de 2019. É a maior visitação já registrada na unidade de conservação.

De acordo com Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, a unidade de conservação tem feito o seu papel. “Nós temos uma agência consolidada, 81 anos de sucesso e muitas realizações. A história do Parque Nacional do Iguaçu se mistura com a história de toda a região. Quero registrar meu reconhecimento a todos os profissionais no Parque Nacional do Iguaçu, todas as pessoas que participaram e contribuíram nessa história”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Forças de segurança antecipam Dia das Crianças com diversão e presentes

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Imagem de destaque
EVENTOS CULTURAIS

Confira os eventos culturais neste mês em Cascavel

Imagem de destaque
SUSPENSO

O tradicional "Domingão no Calçadão" está suspenso por tempo indeterminado em Cascavel

Autoridades reconhecem o valor do parque 

O general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral da Itaipu Binacional, ressaltou a colaboração entre Itaipu e parque. “Hoje, mais de cem mil hectares é preservado, é de responsabilidade também da nossa Itaipu Binacional. Participamos dessa história. Desde a época da construção da própria usina, houve uma preocupação muito grande com a preservação dos animais e de toda a natureza.”

O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, prefeito em exercício, mencionou a importância da unidade de conservação para a cidade. “Na construção de uma identidade, o Parque Nacional do Iguaçu é a identidade de Foz do Iguaçu. A cidade é ligada ao Parque Nacional. Não existiria Foz do Iguaçu se não fosse o parque.”

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, por meio do Decreto-Lei nº 1.035, do então presidente da República Getúlio Vargas. E no ano de 1986 recebeu o título, concedido pela Unesco, de Patrimônio Natural da Humanidade. Já as Cataratas do Iguaçu, localizadas no interior da unidade de conservação, receberam o título de Maravilha Mundial da Natureza no dia 11 de novembro de 2011.

Parceria de sucesso 

O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil. Desde o ano de 1999, o Parque Nacional do Iguaçu conta com gestão dos serviços de visitação turística da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., empresa genuinamente iguaçuense que integra o Grupo Cataratas.

Fotos: Christian Rizzi, Marcos Labanca e Nilton Rolin

© Copyright 2023 Grupo Tarobá