Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

A mulher no trabalho e no humor popular

29/09/17 às 07:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Maria Lupicinia Viana de Paula Gigliotti é uma atriz e diretora brasileira, mas não adianta procurá-la por esse nome, porque ela é conhecida como Cininha de Paula. As relações familiares dariam quase o espaço do texto - é filha da atriz Lupe Gigliotti, mãe de Maria Maya (de seu casamento com o diretor e ator Wolf Maya), sobrinha do humorista Chico Anysio e do cineasta Zelito Viana, prima dos atores Marcos Palmeira, Bruno Mazzeo e do comediante Nizo Neto. Ou seja, o humor está no DNA de Cininha.

Egressa da comédia popular na TV, ela estreia - aos 59 anos - na direção de cinema.

Dirige Duas de Mim, com Thalita Carauta, que estreou nesta quinta, 28. Centro e poucas posições - não é um megalançamento, um desses blockbusters de humor que, amparados em astros e estrelas do vídeo, volta e meia irrompem nas salas. Tudo em Duas de Mim é menor. A plateia de jornalistas riu mais na coletiva que durante a sessão, e não que o filme não tenha seu encanto. Cininha adverte. "Sempre quis fazer cinema, mas faltava a oportunidade ou o tema. No caso de Duas de Mim, casou tudo, e ainda havia a produção de Iafa Britz, a Thalita no elenco. Thalita é uma força da natureza, mas eu nunca vi essa história como uma fábrica de gargalhadas."

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

Cuidado com o que você deseja. Thalita faz essa ajudante de cozinha num restaurante. Distribui quentinhas. Tem um filho pré-adolescente na escola, o ex-marido e a mãe cheia de problemas para administrar. Seu sonho é ser chef. Como muitas pessoas estressadas e que se desdobram para dar conta de tudo que têm de fazer, Thalita formula seu desejo - queria ser duas para dar conta de tudo. Desejo atendido, ela se vê às voltas com seu duplo (sua dupla). A outra Thalita começa enquadrando os operários da construção que a assediam com as tradicionais piadas de "gostosa".

Thalita 1 gosta da atitude da 2 - mas só até que ela comece a interferir em sua vida.

Cininha reflete - "Gosto muito do que faço. Sou uma avó no mercado de trabalho e acho, é um compromisso moral, que tenho de dar conta do mundo em que vivo. As pessoas podem nem se dar conta, mas espero que, vendo o filme, deem-se conta que, apesar da fantasia e dos efeitos, toda essa história é muito real. Duas de Mim é sobre a mulher moderna. Toda mulher sabe o que é ter dupla, tripla jornada. Dar conta da família, do trabalho, do afeto. O filme não levanta nenhuma bandeira, mas acho que, com toda honestidade, a gente faz observações preciosas sobre essa mulher, nesse momento preciso."

O sonho de ser chef - e você sabe a quantidade de programas que existem na TV - torna-se viável para Thalita quando ela é chamada a participar de um concurso. Concorre com a própria patroa, dona do restaurante em que trabalha. O filho, que reprova a mãe por afastá-lo do pai, descobre duas ou três coisas sobre o personagem interpretado por Márcio Garcia. Nada que se assemelhe a um exercício sociológico, mas as observações de Duas de Mim não fazem feio, comparadas ao feminismo de Como Nossos Pais e As Duas Irenes, longas brasileiros mais ambiciosos e também em cartaz. Thalita em dose dupla, Márcio Garcia, que se autossatiriza como cafajeste, Latino como bom rapaz e Maria Gladys como mãe sofredora (o que mais?). Cininha é avó. Acha importante contribuir com um Brasil menos preconceituoso, mais feliz - para seus netos. E Thalita, que já roubou tantas vezes a cena como coadjuvante, mostra que sabe carregar um filme sozinha. "Foi difícil, porque teve toda essa coisa de efeitos, mas foi divertido."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá